Mais
×

Como saber se você deve usar lentes de contato esféricas ou cilíndricas

Atualizado em 17 abril, 2017

Colocar algo sobre os seus olhos não é um processo natural, então um pouco de preocupação ao usar suas primeiras lentes de contato é algo normal. A córnea ideal tem um formato parecido com a de uma bola de basquete, mas a maioria acaba tendo a forma de uma bola de futebol americano, causando uma condição chamada de astigmatismo que não é corrigida por lentes de contato esféricas. Se você não sabe se suas lentes são esféricas ou cilíndrica, use as dicas abaixo para descobrir.

Instruções

As lentes de contato são esféricas ou cilíndricas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Olhe para a prescrição das suas lentes de contato. As esféricas possuem números apenas na coluna "PWR" ou "SPH", que representa a potência esférica. A lente do olho direito normalmente está representada por OD, e o esquerdo como OS (oculos dexter e oculus sinister, respectivamente). Se a sua prescrição possui alguma informação nas colunas CYL e EIXO, a lente possui correção para astigmatismo.

  2. Veja se a sua prescrição possui a palavra "tórica". As lentes que corrigem o astigmatismo são chamadas de tóricas e normalmente possuem essa definição na prescrição.

  3. Coloque suas lentes de contato na palma de sua mão e faça um movimento circular na parte interna com cuidado usando seus dedos, como se estivesse limpando a lente. As tóricas possuem balastos, pesos ou elevações que podem ser sentidas por meio de irregularidades ou saliências na lente, enquanto a versão esférica possui a mesma forma durante toda a lente.

O que você precisa

  • Prescrição para lentes de contato
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article