×
Loading ...

Como fazer um leque de seda em casa

Atualizado em 21 novembro, 2016

A seda é o tecido mais popular na China e é ideal para leques, pois cria uma boa brisa apesar de ser leve. Disponível em lojas de tecido, a seda vem em cores e estampas sortidas, desde flores a designs em aquarela. Pense no tipo de design que você gostaria de ter em seu leque. Por exemplo, uma borla dourada ou fitas na parte de baixo darão a ele um toque formal. As instruções neste artigo são para dois leques: um retangular e o outro dobrado tradicionalmente, cada um em três passos. O leque retangular é leve e fino, enquanto a versão dobrada produz uma brisa mais forte.

Instruções

Aprenda a fazer seu próprio leque em casa (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Dois leques de seda

  1. Remova a parte superior do cabide com um alicate de corte e jogue-a fora. Estique a parte triangular. Isso formará o leque e seu cabo.

    Loading...
  2. Forme um retângulo com o arame esticado que seja mais largo e arredondado em cima. Deixe espaço para dobrar o arame para formar o cabo. Una o arame, torcendo-o no ponto em que o cabo encontra o retângulo.

  3. Recorte a seda do tamanho do retângulo, acrescentando 2 cm em todos os lados. Cole a seda ao suporte de arame. Dobre os 2 cm extras para trás e cole-os para evitar que o leque desfie. Pegue a tira longa de seda. Amarre-a onde o leque encontra o cabo e enrole-a no arame exposto.

  4. Para fazer o segundo projeto, dobre o seu pedaço de papel cartão de 20 cm por 56 cm para formar um leque com dobras de 2 cm. Após a primeira dobra, vire o seu leque e dobre o papel na direção oposta. Para fazer a terceira dobra, vire o papel novamente. Continue dessa forma até que todo o papel cartão esteja dobrado.

  5. Forre a seda por cima do papel cartão dobrado para ter certeza de que o pedaço caiba nele. Passe uma linha fina de cola comum (sem a pistola) ao longo das dobras retas, não nos vincos. Uma pequena quantidade basta. Coloque a seda por cima das dobras de forma folgada e pressione suavemente. Os centímetros extras permitem que você dobre o tecido. Depois que a seda estiver colada, apare qualquer excesso nas extremidades.

  6. Cole a parte inferior do leque, aquela que você segura entre os dedos, com um pedaço de fita adesiva. Passe a fita ao redor de modo firme. O leque deve abrir em um semicírculo, com a parte de baixo longa e reta e a de cima arredondada.

  7. Cole uma borla ou uma fita na parte inferior do leque usando cola quente.

Loading...

O que você precisa

  • Papel cartão branco, de 20 cm por 56 cm
  • Seda, de 20 cm por 66 cm
  • Uma tira longa de seda, uma fita fina ou uma borla
  • Fita adesiva
  • Cola
  • Pistola de cola quente
  • Cabide de arame
  • Alicate de corte
Loading ...
Loading ...