Como ler o alfabeto russo

Escrito por seth silberman | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O alfabeto cirílico é usado para escrever em seis línguas eslavas nacionais: russo, bielorrusso, búlgaro, macedônio, sérvio e ucraniano. Também foi adaptado para escrever mais de 40 línguas faladas na Europa oriental e Ásia central. O alfabeto russo tem um aspecto muito diferente ao do latino (usado no português e outras línguas ocidentais), mas o contrário das línguas da Ásia e do Oriente Médio, funciona de forma muito parecida. Para aprender a lê-lo, é preciso apenas aprender a associar novos sons com novos símbolos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Saiba que o alfabeto russo possui 33 caracteres, divididos em 21 consoantes e dez vogais. Os dois símbolos restantes não têm som. Esses caracteres, "ь" (o "sinal suave") e "ъ" (o "sinal duro"), indicam apenas como você deve pronunciar o símbolo que está antes deles e são usado como "sinais de separação". Por exemplo, as vogais depois de um sinal suave se pronunciam de forma separada da consoante que esteja antes. O sinal duro separa prefixos terminados em consoante da vogal palatalizada do início da palavra principal. Uma vogal palatalizada é uma cuja pronúncia é alterada ou feita mais "dura", como uma consoante.

  2. 2

    Aprenda a pronunciar as letras russas agrupando-as nas seguintes cinco categorias: as que se veem e pronunciam como em português (А Е К М О Т), as que parecem letras do alfabeto latino mas se pronunciam de forma diferente (Р Н В У Х), as tomadas do alfabeto grego (Г Д Л П Ф), as tomadas do alfabeto hebraico (Ш Ц) e as que são únicas do alfabeto cirílico (Ч Ш Б Ж З И Й Э Ю Я Ы Ё).

  3. 3

    Aprenda a pronunciar as letras do alfabeto cirílico que se veem como português.

    Р ("er"): Se pronuncia como um "R" marcado. Н ("en"): Tem o som do "N" em português (como em "não"). В ("ve"): É equivalente ao "V" do português. С ("es"): É equivalente ao "S" do português (como em "sala"). У ("u"): É um "U" do português. Х ("ra"): Soa como o "J" do espanhol (mais forte do que o "RR" do português).

  4. 4

    Aprenda a pronunciar as letras do cirílico tomadas do alfabeto grego.

    Г ("gue"): É um "G", como em "gato" (mas nunca como em "gel"). Д ("de"): É um "D", como em "data" (mas nunca como em "dia"). Л ("el"): Soa aproximadamente como o nosso "L". П ("pe"): É um "P" do português (como em "pérola"). Ф ("ef"): É equivalente ao "F" do português.

  5. 5

    Aprenda a pronunciar as letras cirílicas tomadas do hebraico.

    Ш ("sha"): Soa como o "CH" em "chá". Ц ("tse"): Soa como "TS".

  6. 6

    Aprenda a pronunciar as letras únicas do cirílico.

    Ч ("tche"): Soa como "tch" em português. Щ ("scha"): É similar a Ш ("sha"), mas se pronuncia com a língua mais para frente. Б ("be"): Soa como o "B" do português. Ж ("ge"): Soa como o "J" do português (ou o "G" em "gênio" e "giz"). З ("ze"): Soa como o "Z" do português. (Não confundir com Э "e") И ("i"): É equivalente ao "I" do português. Й ("i curto"): Tem um som de "I" breve, como em "Paraguai". Э ("é"): Tem o som de um É (aberto) do português. (Não confundir com З "ze") Ю ("iu"): É uma combinação de um "i" curto e um "u". Я ("ia"): É uma combinação de um "i" curto e um "a". Ы: É um som neutral, similar a um "i" feito com os lábios arredondados. Ё ("io"): É uma combinação de um "i" curto e um "o". Na literatura, a trema geralmente não se escreve.

Dicas & Advertências

  • O alfabeto russo possui a seguinte ordem alfabética própria:
  • А Б В Г Д Е Ж З И Й К Л М Н О П Р С Т У Ф Х Ц Ч Ш Щ Ъ Ы Ь Э Ю Я
  • O "E" nesta lista inclui também as palavras começadas em "Ё".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível