Conhecimento

Como ler um escalímetro

Escrito por brandy alexander | Traduzido por marina costa
Como ler um escalímetro

Escalímetros podem ser muito confusos para os leigos

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Ler um escalímetro, também conhecido como escala de engenheiro ou tri-escala, pode ser muito confuso para as pessoas em geral. Ter 3 réguas distintas, cada uma com pelo menos 4 escalas separadas, torna mais fácil cometer um erro de medição. Depois de aprender como e, por que, a régua é desse jeito, seu escalímetro se torna uma ferramenta inestimável, ajudando a decifrar desenhos de engenharia e arquitetura. Como desenhos em tamanho real seriam muito grandes, eles são reduzidos a escalas e traduzidos com escalímetros.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Você vai precisar de:
  • Escalímetro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Localize o lugar no seu diagrama que contém a escala do desenho. Esta informação deve estar discriminada abaixo do título "Legenda".

  2. 2

    Determine se o desenho é arquitetônico ou de engenharia e selecione o escalímetro apropriado. Escalas de engenharia são lidas da esquerda para a direita e, devem ter escalas de 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:110 e 1:125. Já as arquitetônicas podem ser lidas tanto da esquerda para a direita quanto, da direita para a esquerda, sendo provável que sejam classificadas com escalas de 3/32, 3/16, 1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 3/4, 1, 1-1/2, 3 e 16.

  3. 3

    Escolha a escala na régua que corresponde à escala do desenho. Escalas de engenheiro devem corresponder às de desenhos de engenharia e, escalas arquitetônicas devem corresponder aos desenhos arquitetônicos. Garanta que o desenho tenha sido impresso no tamanho correto, pondo a escala apropriada no desenho. Ambos devem ser correspondentes.

  4. 4

    Meça uma linha no desenho, colocando a escala apropriada no início da linha, igualando ao 0 (zero) na escala e, fazendo uma leitura da régua, onde a linha termina. Se a escala nos desenhos diz que 0,3cm correspondem a 30cm, usando sua escala de arquiteto, selecione a régua rotulada 1/8. Se medir a linha até a marca de 9,75 na escala de 1/8, a linha representará um comprimento de cerca de 9,75m na realidade. Se você, acidentalmente, selecionou a escala de 1/4, a mesma linha aparecerá representada, incorretamente, como tendo cerca de 4,8cm.

Dicas & Advertências

  • Tenha certeza de usar a escala correta ao comparar com a do desenho.
  • Escalas arquitetônicas são lidas da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Os números destas iniciam-se menores que daquelas e, aumentam em valor, da direita para a esquerda.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media