×
Loading ...

Como ler uma fita pitape

Atualizado em 20 julho, 2017

A fita pitape, um aportuguesamento das palavras "pi tape" ou "fita pi" em inglês, é uma ferramenta métrica de metal usada para medir o diâmetro de um objeto redondo. Basta envolvê-lo com a fita e alinhar a escala Vernier com a escala principal, que converte a circunferência para o diâmetro. Essas fitas são úteis para medir objetos grandes, peças com paredes finas e pela sua praticidade, uma vez que as ferramentas alternativas, como micrômetros, são geralmente mais caras e menos portáteis. Alguns fabricantes afirmam uma precisão de 0,03 mm.

Instruções

  1. Limpe a fita e o objeto a ser medido. Mesmo protuberâncias pequenas podem estragar a leitura.

    Loading...
  2. Enrole a fita ao redor do objeto. A fita tem que ser mantida paralela à seção transversal do objeto medido. Para objetos maiores, use uma fita adesiva para manter a pitape alinhada no lugar correto. Puxe a saliência no final, com cerca de dois quilos de força de tração.

  3. Alinhe as duas escalas. A escala principal tem um número a cada 10 mm e cada linha entre eles representa 0,5 mm. A escala na extremidade da fita é a Vernier, dividida com marcações de 0 a 50. Cada linha na escala Vernier representa 0,01 mm.

  4. Encontre a linha na escala principal que esteja diretamente à esquerda do zero na escala Vernier. Por exemplo: a primeira linha à direita da marcação de 100 mm está mais próxima ao lado esquerdo do zero na escala de Vernier, (100 mm de + 0,5 mm), logo 100,5 mm.

  5. Encontre a marcação da escala Vernier que se alinha o mais próximo possível com qualquer linha da escala principal. Todas as linhas da escala Vernier devem estar perto de uma linha da principal. Encontre o melhor alinhamento possível. Por exemplo: se a segunda marcação na escala Vernier alinha-se perfeitamente com qualquer linha da escala principal, isso representa (2 x 0,01 mm), logo 0,02 mm.

  6. Adicione os dois valores. Utilizando os exemplos anteriores, a medição do diâmetro é 100,5 + 0,02 = 100,52 mm.

Loading...

Dicas

  • Meça objetos de diâmetro conhecido para se acostumar com a utilização da escala Vernier.
  • Meça objetos de diâmetro conhecido para calibrar a sua fita pitape.
  • A fita pitape usa a seguinte fórmula: (circunferência / pi) = diâmetro.

Aviso

  • Certifique-se de que a fita esteja o mais paralela possível para obter resultados mais precisos.

O que você precisa

  • Fita pitape
  • Pano limpo
  • Fita adesiva (opcional)
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...