Mais
×

Como ler jogadas para a posição de wide receiver

Atualizado em 21 julho, 2017

Para jogar bem a posição de wide receiver, é necessário memorizar as jogadas da equipe. Nos níveis básicos, o livro de jogadas é simples e direto. Entretanto, nos níveis profissionais, elas podem ser um tanto complexas. Saber o que fazer e quando fazer é algo essencial para garantir o sucesso da equipe. Correr as rotas corretas é a chave para o sucesso pessoal na posição de wide receiver e, por isso, aprender o livro de jogadas é algo fundamental.

Instruções

Correr a rota correta pode resultar em vários passes completados (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Observe bem o livro de jogadas. Cada jogador é identificado com um "X" ou "O" e cada um conta com uma linha vertical indicando o seu papel na jogada. Geralmente, os wide receivers cumprirão o papel de bloquear ou correr uma rota para poder receber um passe. Se houver uma linha horizontal ao final da linha vertical, um bloqueio deve ser feito. Se há uma seta ao final da linha vertical, trata-se de uma rota.

  2. Identifique o tipo de passe na jogada. A rota mais comum é uma reta com corte. Nessas rotas, o wide receiver deve alinhar-se na parte de fora da linha de scrimmage e correr na direção do centro do campo ou para a lateral. Outra possibilidade é uma rota reta. Nesse caso, o jogador deve ficar próximo da linha lateral e tentar deixar o defensor para trás. A variação final é chamada de hook (gancho). Nessa jogada, o wide receiver deve correr reto e voltar rapidamente para pegar a bola. Todas essas jogadas são feitas com linhas e ângulos no livro.

  3. Aprenda a identificar rotas para passes curtos, médios e longos. Uma rota com gancho pode ser longa ou curta, dependendo de quantas jardas são necessárias ganhar. Algumas rotas são muito curtas, como a do tipo screen (corta-luz), em que o wide receiver não corre no começo da jogada, mas deve virar-se imediatamente para o quarterback quando a bola é colocada em jogo. Uma rota com corte é sempre longa, bem como as rotas retas. Os técnicos adicionam a maior variedade de rotas possíveis para confundir os adversários.

  4. Siga a rota exatamente. Você é apenas um jogador de uma formação que conta com outros 10 indivíduos. O sucesso ou fracasso do desempenho de um jogador afetará toda a equipe.

Dicas

  • Fale com jogadores com maior experiência. Eles já estiverem no seu lugar e podem ajudá-lo a tirar qualquer dúvida.
  • Memorize a "sequência de rotas", esse mapa ajudará a identificar todas as rotas que você deverá executar, e um exemplo pode ser conferido nas Referências abaixo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article