Como ler letras coreanas

Escrito por andrew aarons | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler letras coreanas
Aprenda a ler as letras em coreano (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Para olhos destreinados, as letras coreanas podem se parecer um pouco com caracteres chineses ou japoneses. Mas a linguagem coreana, ou hangeul, é bem diferente: enquanto que o mandarim e o japonês utilizam um caractere inteiro para representar uma palavra e som, as letras coreanas são construídas ao redor de dois ou três componentes. Aprender essas letras significa aprender o alfabeto, como no português; aprender mandarim ou japonês significa memorizar milhares de caracteres. Dominar uma conversação demora anos, mas é possível aprender a ler em algumas horas.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Entenda como as letras coreanas são construídas. Elas formam sílabas e possuem duas ou três partes, dependendo da sílaba -- isso muda de letra para letra. Mas imagine um caractere como três partes: um som inicial, intermediário e final. Ler qualquer letra envolve colocar os três sons juntos. Além disso, cada letra possui uma parte vogal e outra consoante. A consoante sempre vem primeiro, seguida pela vogal. Em uma letra de duas partes, é somente isso, e não há consoante final (mas, lembre-se, há uma terceira parte que, nesses casos, é vazia); em uma letra composta por três partes, o padrão sempre é consoante-vogal-consoante.

  2. 2

    Aprenda a pronunciar as consoantes e vogais básicas. O coreano possui 10 vogais e 14 consoantes básicas. O Conselho de Turismo Coreano está conectado ao site "Vamos aprender coreano" ("Let's Learn Korean", em inglês) da Rádio Internacional da Coréia, que possui uma aula básica com essas 24 partes do coreano. É possível ouvir a pronúncia, o que é muito importante -- e difícil -- quando se está aprendendo o idioma. Algumas notas sobre a pronúncia: a letra coreana que se parece com o número "2" é pronunciada entre o "L" e o "R". Também existem letras para sons entre "P" e "B" e "G" e "C" duro.

  3. 3

    Anote os 24 sons básicos e, em seguida, escreva uma letra em português ao lado de cada um, pois lhe ajudará a se lembrar da pronúncia. Escute os sons da transmissão da Rádio Internacional Coreana. Essa "cola" lhe auxiliará a transliterar as letras coreanas em palavras do português. Uma vez que começar a enxergar alguns dos componentes da linguagem -- esse alfabeto básico -- será possível notar como as palavras são formadas: consoante-vogal-consoante.

  4. 4

    No começo, se concentre nessas informações básicas. O coreano também inclui vogais e consoantes duplas, que combinam as vogais e consoantes básicas para criar novos sons, mas é melhor aprender deixar para aprendê-las assim que se sentir confortável com as raízes ou o alfabeto básico.

  5. 5

    Leia os caracteres coreanos começando pelo primeiro som - a consoante - seguindo para a vogal intermediária e, em seguida, a consoante final. Pense em uma palavra em português, como "cão". Em coreano, ela seria formada com o som de "c", "a" e "o". (Essa não é a palavra coreana correspondente, é claro, só um exemplo de como elas são formadas). Uma palavra coreana é uma combinação de sílabas que, por sua vez, é uma combinação de sons.

  6. 6

    Acrescente vogais e consoantes duplas à lista e comece a trabalhar com essas letras novas nos caracteres que formar. Não se preocupe se não pronunciar de forma perfeita imediatamente; o mais importante é agrupar as letras para formar caracteres. A pronúncia vem com o tempo e prática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível