Conhecimento

Como ler a liturgia das horas

Escrito por karen clark | Traduzido por jose airton almeida neto
Como ler a liturgia das horas

As orações da Liturgia das Horas consite, em sua maior parte, do livro dos salmos

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

No código católico romano da lei canônica, a liturgia das horas é definida como a "representação eclesiástica da função de cristo" (www.vatica.va). Também conhecido como o "Ofício Divino" ou "Breviário", ela consiste de orações durante o dia todo: laudes durante a manhã, terça, sexa e nona durante o dia -- antes da tarde, na tarde e no entardecer, respectivamente -- vésperas no anoitecer e completas à noite, seguido pela prece da manhã. Os sacerdotes, as ordens religiosas e a laicidade são encorajadas para recitar as orações, principalmente o livro dos salmos acompanho pelos hinos e leituras dos cânticos, para orar a Deus e abençoar o dia.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um breviário

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como ler a liturgia das horas

  1. 1
    Um banco de um parque pode ser um lugar calmo para ler seu breviário

    Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

    Encontre um lugar tranquilo onde você não será interrompido ou distraído. Embora a liturgia das horas seja designada para a participação de várias pessoas, ela deve ser rezada sozinha. Sua igreja pode oferecer laudes ou vésperas, e você pode encontrar as portas abertas para paroquianos que desejem rezar o dia inteiro. De qualquer forma, um lugar calmo em um banco de um parque, seu sofá em sua sala de estar ou até mesmo seu carro se você estiver fazendo uma pausa no trabalho, são lugares possíveis para recitar o Ofício Divino.

  2. 2
    Algumas igrejas católicas oferecem vésperas todas as noites

    Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

    Leia a oração que corresponda mais ao horário do dia que você está rezando. Para sua primeira oração do dia -- independentemente de qual seja -- inicie com um salmo invitatório. Cada oração consiste de uma introdução e um hino, seguido pelos salmos, pelas escrituras e pelos cânticos. Se você estiver na igrega, o superior tomará a frente. Ele pode ser um padre, um diácono ou outra pessoa que não faça parte da paróquia. Se for um padre, ele pode oferecer um breve sermão após a leitura da escritura. Entretanto, ao rezar sozinho, você pode simplesmente presenciar um momento de silêncio.

  3. 3
    Monges e freiras são obrigados pela lei canônica do código católico a rezar a liturgia das horas todos os dias

    Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

    Faça disso um hábito. A liturgia das horas por sua natureza deve ser praticada como um ritual diário. Claro, talvez você não tenha tempo para parar o que esteja fazendo durante o dia para rezar de modo tão intenso -- que é a ocupação principal de monges e freiras, principalmente os beneditinos. Mas recitando pelo menos as orações da manhã e da noite é um modo de se aprender a recitar não apenas as orações em seu breviário, mas também experienciar o que o código dos beneditinos chama de "o trabalho de Deus". (www.osb.org)

Dicas & Advertências

  • O "Christian Prayer: The Liturgy of the Hours" (em inglês) é comumente utilizado pelos católicos. Você pode realizar o download de um "eBreviary" online no formato Adobe no site www.eBreviary.com.
  • Um livro que acompanhe o breviário pode ser útil.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media