Mais
×

Como ler o menisco em uma proveta

Atualizado em 17 abril, 2017

Conhecer a maneira correta de ler um menisco em uma proveta pode ser a diferença entre um experimento de sucesso e um falho. Menisco é o nome dado à forma que um líquido adquire na superfície quando está em um recipiente cilíndrico, como a proveta. Quando a água está em uma proveta, o ponto central no topo da água parece estar mais baixo do que as extremidades do recipiente, criando um formato de tigela. Outros líquidos, como o mercúrio, formam uma tigela invertida, em que o centro do líquido está mais alto que as pontas. A formação de um menisco côncavo ou invertido, convexo, depende da tensão superficial do líquido e de sua interação com as paredes da proveta. A tensão superficial é o nome dado às interações químicas entre as moléculas e a superfície de um líquido. O mercúrio possui uma tensão de superfície maior do que as paredes de uma proveta, criando um menisco convexo. A leitura do menisco em uma proveta é um processo simples que pode ser feito em questão de segundos.

Instruções

O menisco na superfície da água aparece em uma proveta (cylinder image by Hubert from Fotolia.com)
  1. Encha a proveta até a metade com água.

  2. Posicione a proveta em uma superfície nivelada, como uma bancada, com a escala volumétrica virada para você. Isso impedirá uma leitura incorreta do volume de água.

  3. Ajuste a altura ajoelhando-se ou agachando-se até que seus olhos estejam no nível do topo da superfície da água.

  4. Encontre a parte mais inferior do menisco na água. Essa parte inferior deve estar no centro da proveta.

  5. Siga o ponto mais inferior da superfície do líquido até as paredes da proveta. Leia a escala volumétrica nesse ponto.

Dicas

  • Caso tenha problemas para ver o menisco, tente segurar um cartão preto contra o lado oposto da proveta na mesma altura da água.
  • Ao ler um menisco convexo, use o ponto mais alto no topo da superfície.

Aviso

  • Em anatomia, o menisco também é uma parte do joelho. Não confunda!

O que você precisa

  • Proveta
  • Água
  • Superfície nivelada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article