Como ler um raio X dentário

Uma fonte de iluminação auxilia na leitura de raios X odontológicos

dentist x-ray 01 image by Dragan Bombek from Fotolia.com

Ler um raio X dentário, uma imagem em preto e branco do interior do dente e do osso, exige uma formação profissional em odontologia, uma fonte de iluminação traseira e um dispositivo de aumento. Olhe para o raio X para determinar as áreas escuras e claras. As áreas em preto são os objetos moles, como cáries, nervos e vasos sanguíneos. As partes brancas são as partes sólidas, como o esmalte dos dentes, obturações, coroas e dentina, a parte sensível do dente em torno do nervo e vasos sanguíneos.

Step 1

Procure por cáries dentárias nas áreas escuras da imagem de raio X, dentro e em torno do dente, o terreno fértil para elas. Como parte de um dente cariado foi dissolvida, os raios X penetram nessa área com facilidade, e a cárie aparece como uma linha ou espaço escuro. Também procure por sinais de abscessos, uma área restrita de pus causada por infecção. Um abscesso vai aparecer como uma área escura, também.

Step 2

Examine as áreas claras da imagem para estudar as condições do esmalte dos dentes, restaurações, coroas e dentina. Em particular, procure por problemas com o esmalte, que é a parte dura e branca que cobre a coroa do dente, com o material de preenchimento usado para eliminar cavidades e com quaisquer coroas dentárias ou de substituição. As restaurações vão aparecer muito brancas.

Step 3

Examine o osso. Usando a lupa, procure pelo osso, uma linha branca e fina ao redor dos dentes. Ele tem uma aparência manchada de cinza e branco.

Step 4

Arquive os raios X para comparações posteriores. Configure um sistema de arquivamento para guardar raios X odontológicos, já que um aspecto fundamental da leitura de imagens dentárias é a comparação ao longo do tempo para pistas de mudanças na densidade do esmalte do dente e da dentina.

eHow Brasil
×