O que é lesão do manguito rotador?

Escrito por rebecca boardman | Traduzido por ale grassi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é lesão do manguito rotador?
O manguito rotador habilita a articulação a se mover e flexionar (Courtesy of http://athleticscholarships.net/rotator%20cuff%201.jpg)

O manguito rotador é a parte do ombro que habilita a articulação a se mover e flexionar. Uma lesão nessa área pode causar dores severas e imobilidade do paciente.

Outras pessoas estão lendo

Importância

O manguito rotador ajuda a levantar e virar o braço, servindo também como um estabilizador para todo o ombro. Ele é constituído por uma combinação de quatro músculos e tendões diferentes. Uma lesão nesta área limita seriamente a mobilidade do ombro e pode causar grande sofrimento e angústia. Sem tratamento adequado, a lesão pode se tornar crônica, podendo até mesmo incapacitar o paciente.

Tipos

Muitas vezes as pessoas ferem o manguito rotador sem saberem que é uma lesão traumática. Ficam vários meses com dores que se agravam com o tempo. Outro tipo de lesão do manguito rotador é através de movimentos repetitivos. Ela geralmente acontece com atletas ou pessoas cujo ofício inclui trabalho físico que exige constante movimento da articulação do ombro. A maioria das lesões do manguito rotador ocorre em pessoas com mais de 40 anos.

Considerações

A maioria das pessoas pensa que o descanso melhora uma lesão, o que não é necessariamente o caso com o manguito rotador. Caso suspeite que seu ombro esteja ferido, é melhor procurar ajuda de um ortopedista. Uma recuperação completa só é possível com um diagnóstico adequado. Consulte um médico se achar que tem dor crônica, incapacidade de levantar o ombro ou apoiá-lo devido a tensão. Ignorá-lo pode causar danos permanentes, podendo limitar sua mobilidade para o resto de sua vida.

Tipos

Existem vários níveis de gravidade de uma lesão do manguito rotador. Uma lesão leve pode ser tratada com repouso, fisioterapia, gelo e vários exercícios. Uma grave exige tratamento cirúrgico. A única maneira de determinar o tipo de lesão que você tem é através de uma ressonância magnética e um raio-X para ver a extensão dos danos.

Tratamento não cirúrgico

Uma vez determinada a extensão da lesão, e se o médico indicar que tratamento não cirúrgico será suficiente, o paciente terá as seguintes opções: usar uma tipóia, repousar e não levantar o braço, anti-inflamatórios, fisioterapia e injeções de esteróides na articulação. Estes podem ser o suficiente para curar a lesão e recuperar o movimento do ombro por completo.

Tratamento cirúrgico

Hoje em dia, a maioria das cirurgias do manguito rotador podem ser feitas a nível ambulatorial por via artroscópica, o que proporciona mínima dor e perda de movimento. A cirurgia é a melhor opção se a lesão for grave o suficiente de modo que tratamento não cirúrgico não resolva o problema, se o ombro ferido é no braço dominante da pessoa ou se a pessoa depende fisicamente dos braços para a vida. O cirurgião pode resolver quase todos os problemas dentro de um curto período de tempo e o prognóstico de recuperação rápida e completa é excelente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível