Lesões musculares no manguito rotador e dor no ombro e no braço

Escrito por michele m. howard | Traduzido por max jahnke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lesões musculares no manguito rotador e dor no ombro e no braço
O manguito rotador é formado por quatro músculos (Comstock/Comstock/Getty Images)

O manguito rotador é um grupo de quatro músculos que ajudam a manter estável o ombro durante os movimentos circulares ou rotativos. Se ocorrerem pequenas lesões aos tendões que ligam estes músculos ao osso, inflamação ou dor no ombro, um processo doloroso irá desenvolver-se. Atividades diárias simples, como carregar um objeto ou varrer folhas, vão ser dolorosas.

Outras pessoas estão lendo

Causa

Qualquer atividade repetitiva que coloque exigências sobre um ombro não condicionado pode levar a dor no ombro e no braço. Traumas recentes causados pela queda no ombro podem causar inflamação e lesão do manguito rotador. Atividades repetitivas e uso excessivo colocam muito estresse sobre os músculos e tendões do ombro. Tenistas e arremessadores de beisebol são propensos a problemas no ombro. Esta lesão não é limitada a atletas, no entanto, já que pintores de casa e jardineiros também podem desenvolver problemas do manguito rotador.

Sintomas

O sintoma mais comum de uma lesão do manguito rotador é a dor na parte superior e frontal do ombro. Outros sintomas incluem um ombro fraco, perda de movimento, dor que lhe mantém acordado à noite, dor que percorre o braço e dificuldade para alcançar objetos altos. Estender o braço para a frente ou apertar a mão já pode ser doloroso.

Diagnóstico

Um médico ortopedista pode diagnosticar lesões do manguito rotador aplicando pressão em vários locais em seu ombro, verificando se há dor. Ele vai verificar se há amplitude de movimento do ombro e do braço e se há rigidez da articulação. Os testes que utilizam a resistência aos movimentos para a frente e para baixo serão realizados. Um exame de imagem de ressonância magnética pode ser solicitados para indicar quaisquer lesões nos tendões e para descartar quaisquer problemas de estrutura óssea.

Tratamento

O tratamento dependerá da gravidade da lesão. Se o ombro estiver inflamado com apenas pequenas lesões no tendão, descanso, aplicação de gelo, medicação anti- inflamatória e fisioterapia vão ajudar a curá-las sem necessidade de cirurgia. Injeções de cortisona podem ser prescritas. Para lesões graves de tendão, uma cirurgia artroscópica será realizada para reparar o tendão. Após a cirurgia, exercícios de ombro e fisioterapia vão ajudar a fortalecê-lo enquanto estiver se curando.

Considerações

A recuperação total de uma lesão do manguito rotador depende da gravidade da lesão, tipo de tratamento prescrito, sua condição física e sua idade. A recuperação é assistida pelo início do tratamento logo que possível após a lesão ocorrer. Exercícios de fortalecimento do ombro vão ajudar a manter os músculos dele fortes o suficiente para qualquer tarefa. Quando não há dor no ombro ou no braço com uma gama completa de movimentos, atividades regulares podem ser retomadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível