Mais
×

Como fazer letras decoradas com papel alumínio

Atualizado em 16 maio, 2018

O scrapbooking, arte de personalizar livros e cadernos, vem sendo uma atividade popular há décadas. Mas, nos últimos dez ou quinze anos, esta arte passou por uma transformação e incorporou técnicas mais elaboradas, como as letras em relevo que dão origem a capas únicas e belas. Para fazer estas letras, use papelão ou modelos cortados prontos em temas infantis ou de festas e passe-as por um gravador em relevo. Usar está técnica para o projeto de uma criança em idade escolar pode ser uma experiência divertida.

Instruções

A técnica de scrapbook é uma atividade divertida para fazer com as crianças (Kim Carson/Photodisc/Getty Images)
  1. Para que as letras ocupem o espaço de 12cmx17cm de uma capa, você precisará de 38 a 45 cm de alumínio. É possível usar a folha normal ou o modelo mais grosso. A folha normal é mais simples de trabalhar, mas quebra mais fácil. Ajuste a quantidade de papel alumínio de acordo com a capa que será trabalhada. Algumas pessoas preferem letras grandes e destacadas, outros preferem fontes menores e mais delicadas, em letra semi-cursiva.

  2. Cuidadosamente, posicione as letras de papelão, ou moldes prontos, com a face virada para a folha de alumínio. Pressione gentilmente para evitar que a folha fique amassada. Também tenha cuidado para não rasgar as folhas.

  3. Coloque as letras e o papel no cartão de relevo que acompanha a máquina. Insira o cartão cuidadosamente na máquina de relevo. Algumas máquinas requerem que você gire uma manivela para que o cartão entre no dispositivo.

  4. Após ter passado o cartão, pela máquina de relevo, remova as letras. Posicione o tapete no seu local de trabalho, para prevenir que a cola ou a tinta caiam no chão. Pegue cada letra gentilmente, para não rasgar a folha, pingue algumas gotas de cola e retorne-as à base. Espere alguns minutos até secar.

  5. Vire a folha de papel alumínio. Agora você deve aplicar a tinta de álcool nas letras usando o aplicador que vem com a tinta. Espalhe a tinta algumas vezes em cada letra, para reforçar a cor. Continue aplicando até que esteja satisfeito com o resultado.

  6. Você pode manter as cores como estão ou deixá-las mais elaboradas adicionando tinta preta. Vire o papel e corte cada letra, usando o estilete. Tenha cuidado de não puxar muito, ou poderá rasgar a folha. Se for necessário, use uma caneta para preencher os espaços onde a tinta pode não ter aderido bem ao papelão.

  7. Cuidadosamente, adicione uma gota de tinta de álcool entre os espaços em relevo da imagem. Use cores diferentes para aumentar a variedade de estilos. Você não precisa cobrir a letra inteira, apenas adicione tinta a alguns locais, para que a cor fique destacada.

O que você precisa

  • Papel alumínio (30 a 60 centímetros)
  • Papelão
  • Estilete e tábua de cozinha
  • Tapete para proteger o chão
  • Tinta de álcool e aplicador
  • Adesivo
  • Cola de artesanato
  • Máquina para fazer relevo
  • Cartão para fazer relevo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article