×
Loading ...

Como usar as letras de lixa Montessori para formar palavras

Atualizado em 17 abril, 2017

Maria Montessori acreditava que a mão possuía uma ligação direta com a mente. Suas letras em lixa são desenhadas para que as crianças experimentem de maneira palpável os sons ao passarem os dedos nas letras enquanto vocalizam seus sons simultaneamente. O aluno desenvolve um entendimento maior sobre os sons fonéticos e, quando demonstrar domínio nessa parte, ele pode usar as letras de lixa para formar palavras.

Instruções

O método Montessori ajuda na alfabetização das crianças (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Convide a criança para uma aula no tapete com as letras de lixa. Averigue o domínio dos sons fonéticos mostrando à criança uma letra por vez e peguntando qual seu som. Quando a criança mostrar que sabe todos os sons, ela está pronta para juntá-los e formar palavras.

    Loading...
  2. Ponha uma consoante, /m/, por exemplo, e uma vogal, /a/, em lados opostos do tapete. Aponte para cada letra ao falar o som delas. Comece a aproximá-las, uma por vez, falando cada som assim que tocá-las. Conforme as letras forem se aproximando, fale os sons mais rápido. Quando as letras tiverem se encontrado no meio do tapete, mostre os dois sons juntos em um só, /ma/. Continue praticando com consoantes diferentes e a mesma vogal.

  3. Adicione uma terceira letra como um som final quando a criança estiver confiante juntando dois sons. Mude uma consoante por vez para deixar que o aluno continue praticando. Use palavras reais.

  4. Faça um ditado com a criança. Diga uma palavra e peça que ela descubra quais letras juntar. Use objetos ou figuras de palavras que sigam o padrão consoante-vogal-consoante, como "bom", "mal", "cor" e "cem". Quando a criança demonstrar que sabe soletrar algumas palavras, ela pode então começar a usar o alfabeto móvel Montessori, que é menos volumoso.

Loading...

Dicas

  • Se a criança estiver se sentindo frustrada ou cometendo erros, pare a lição e comece tudo de novo em um outro momento.
  • Enfatize um som de vogal por vez. As vogais devem ser ensinadas em ordem de dificuldade: /a/, /i/, /u/, /o/, /e/.

O que você precisa

  • Para usar as letras de lixa para formar palavras, você precisará do seguinte:
  • Tapete
  • Letras de lixa Montessori
  • Objetos e figuras

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...