Mais
×

Quanto tempo leva até a nova grama crescer?

Atualizado em 17 abril, 2017

Ter um gramado viçoso não só aumenta o valor da propriedade como também é bom para o meio ambiente. No entanto, plantar um novo gramado pode ser um pouco inconveniente; ocorrerão períodos em que haverá apenas a terra na área externa da propriedade, o que pode causar sujeira devido à lama. Como planejamento para esse tipo de inconveniente, o proprietário deve entender quanto tempo leva para um novo gramado ser estabelecido.

Um gramado viçoso dá outra aparência à propriedade (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Germinação

Cada semente de grama precisa de um determinado tempo para germinar, mesmo se as condições forem perfeitas. Por exemplo, as sementes da grama festuca podem germinar em cerca de cinco dias sob condições perfeitas, já a grama centípede pode levar até duas semanas para germinar se as condições forem boas, por isso é importante entender qual é exatamente o tipo de grama que está sendo usado para o gramado.

Diferenças regionais

Familiarizar-se com as características de sua região também irá ajudá-lo a determinar o tipo de sementes de grama que deverá ser usado e quanto tempo levará para estabelecer um novo gramado. Há espécies de grama que só podem ser cultivadas em certas regiões do país e dependem principalmente das temperaturas.

Preparação e irrigação do solo

Preparar o solo adequadamente irá reduzir significativamente o tempo necessário para a grama a crescer. Verifique se o solo é solto, assim as sementes podem entrar diretamente em contato com ele; há algumas sementes que necessitam desse contato para germinar. Após a semeadura, uma pequena camada de matéria vegetal se formará sobre as sementes e manterá a umidade. As novas sementes também precisam ser irrigadas de forma adequada pois o excesso de rega pode deslocar as sementes; deve-se regar com uma leve névoa de água duas ou três vezes por dia.

Tempo de crescimento

Em circunstâncias ideais, a grama mais lenta levará em média duas semanas para a germinação, então espere cerca de duas semanas para cortar a grama. Em seis semanas, a partir da data do plantio, a grama deverá estar pronta para uso leve como gramado. A grama de germinação rápida levará cerca de uma semana ou menos e depois de três meses o gramado estará pronto para uso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article