Quanto tempo leva até sair o resultado de um teste para tuberculose?

Escrito por sophie johnson | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo leva até sair o resultado de um teste para tuberculose?
A bactéria que causa a tuberculose pode ficar latente até que seu sistema imunológico esteja comprometido e, a partir daí, manifestar a doença (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Identicação

A tuberculose pode ser fatal se não tratada adequadamente. É uma doença traiçoeira porque uma vez que você respira a bactéria, que é a única maneira de contrair a doença, seu sistema imunológico consegue impedir que ela se espalhe pelo seu corpo, mas não consegue eliminá-la. Isso quer dizer que anos depois, quando seu sistema imunológico estiver comprometido por alguma razão, você poderá desenvolver a doença. É possível contaminar qualquer um se tiver tuberculose em estado latente. Se ela se multiplicou em seu corpo, você se torna contagioso, mas não terá nenhum sintoma da doença enquanto ela estiver latente.

Quando fazer o exame

Se você esteve próximo de uma pessoa com tuberculose, você tem que fazer um exame para se assegurar de que não inalou a bactéria. Você também deverá fazer um exame se for HIV positivo ou possuir outra condição que cause um enfraquecimento do sistema imunológico, vir de um lugar com altos índices de tuberculose, morar ou trabalhar em um lugar onde a tuberculose é ativa ou estiver experimentando sintomas da tuberculose, como tosse, tosse com sangue, dores no peito, fraqueza, perda de apetite, perda de peso, febre, suores noturnos ou calafrios.

Entre em contato com um profissional da saúde

Para fazer um exame de tuberculose, consulte um médico, clínica ou departamento de saúde. É mais fácil tratar a tuberculose latente do que em seu estado manifesto, portanto não adie. Os profissionais da saúde precisarão saber como e porquê você acha que foi exposto e quando aconteceu a exposição. Eles irão solicitar um exame de pele ou sangue, mas esses testes apenas revelarão se você foi exposto à bactéria. Eles não indicarão se a bactéria se multiplicou e lhe transmitiu a doença.

Exame de pele

O teste tuberculínico (PPD) é a maneira mais comum de testar a exposição à tuberculose. O teste é realizado no antebraço, injetando a tuberculina na pele. Isso irá causar uma elevação na área de 6 a 10 mm de diâmetro, o que significa que a tuberculina foi aplicada de forma correta. Você, então, terá que esperar pelo menos 48 horas até o resultado.

Resultados do exame de pele

O médico fará uma leitura apropriada do teste e isso deve se realizado no prazo de 48 a 72 horas após o teste ter sido realizado. Se você não chegar até lá em tempo, terá que refazer o teste. O profissional de saúde irá medir o diâmetro da reação ao longo do antebraço (não na direção do comprimento do braço), mas não vai medir a vermelhidão. A interpretação sobre o resultado do teste depende não apenas da medição, mas também dos seus fatores de risco. Por exemplo, se foi exposto recentemente a alguém com tuberculose, uma medição de 5 mm ou mais é considerada positiva. Se for um imigrante, uma medição de 10 mm ou mais é considerada positiva. Uma medição de pelo menos 15 mm é considerada um resultado positivo para qualquer um.

Exame de sangue

Os exames de sangue para tuberculose - interferon gama - não estão disponíveis em todo o lugar, porque são relativamente recentes. Apresentam algumas vantagens em relação aos exames de pele, dentre elas, a vantagem do paciente ir apenas uma vez ao médico para a coleta de sangue. Outra vantagem é que o teste é menos aberto a interpretações. Os antígenos da tuberculose são adicionados ao sangue para verificar se os glóbulos brancos reagem. A quantidade de reação alerta o médico para a presença da bactéria da tuberculose. O resultado do teste sai num período de 24 horas.

Após o teste

Se ambos os exames de pele ou de sangue derem positivos, você deve realizar testes mais avançados para a confirmação dos resultados e para determinar se possui tuberculose latente ou ativa. Algumas vacinas podem acusar um falso positivo, então é importante se assegurar de que realmente tem tuberculose. Testes de confirmação incluem a microscopia AFB, que testa amostras de saliva e raios X do tórax.

Xpert MTB/RIF

Desde abril de 2009, um novo teste está disponível na Europa. Ele detecta a tuberculose em 2 horas e de maneira bastante precisa. O teste Xpert MTB/RIF não apenas detecta a tuberculose mas também indica se existe uma resistência à rifampicina, que é um antibiótico comumente usado no tratamento dessa doença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível