Mais
×

Quanto tempo leva até que os sintomas do HIV comecem a aparecer?

Atualizado em 17 abril, 2017

O HIV tem quatro estágios. O primeiro e os dois últimos apresentam sintomas, enquanto o segundo, que é o mais longo, o de latência, não apresenta nenhum. Os sintomas variam muito de acordo com a saúde do paciente, se ele já está tomando antirretrovirais, entre outras variáveis.

Os sintomas variam de paciente para paciente (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Infecção aguda de HIV

No primeiro mês após a infecção, algumas pessoas têm sintomas parecidos com os da gripe, que costumam durar por volta de duas semanas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, nódulos linfáticos inchados, diarreia, náusea, falta de apetite e erupções na pele (veja os links em Recursos).

Latência

A latência é o estágio mais longo do HIV. Durante esse tempo, não há sintomas. O período dura uma média de 10 anos, mas pode chegar até a 25.

HIV sintomático

Os sintomas do HIV começam após a latência e costumam durar entre 1 e 3 anos. Eles incluem inchaço persistente dos nódulos linfáticos, fadiga, diarreia, suores noturnos, febre, problemas na pele e de respiração.

AIDS

A AIDS segue a fase sintomática do HIV, quando a contagem de CD4 diminui para menos de 200 por milímetro cúbico de sangue. O estágio 4 da doença pode seguir a infecção por HIV por mais de 20 anos e depende muito do tipo de tratamento administrado, se ele foi efetivo e o quão saudável a pessoa está (se é fumante, como é a dieta, exercícios físicos, etc).

Considerações

Os sintomas de infecção aguda por HIV não são um diagnóstico para o HIV, então, é importante que você faça o teste.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article