×
Loading ...

Quanto tempo leva para fazer os cuidados necessários com filhotes de cachorro depois que nascem?

Atualizado em 17 abril, 2017

O nascimento de cachorrinhos é um evento incrível. Se for sortudo o suficiente para testemunhar ele, nunca vai esquecer. Quando os filhotes nascem a mãe vai romper a placenta e lamber os cachorros um por um até que estejam limpos. Os primeiros quatro dias de vida são cruciais e os cachorrinhos devem receber a nutrição adequada para sobreviver a esses dias.

Os cachorrinhos são muito frágeis após o nascimento (pg_cata/iStock/Getty Images)

Nascimento

A gravidez da fêmea dura 63 dias. Quando a fêmea, ou cadela, dá a luz, é chamado de parto. O parto ocorre em três estágios. O primeiro estágio começa quando a cervix se dilata e a cadela vai para um canto escuro, geralmente uma caixa de parto, para se preparar para o parto. No segundo estágio, o útero começa a se contrair e cada cachorrinho emerge através do canal de parto. O terceiro estágio cobre todos os eventos após o nascimento: a cadela começa a limpar seus filhotes, cortando o cordão umbilical com os dentes. Ela pode até comer a placenta.

Loading...
A gravidez da cadela dura cerca de 63 dias (bojan fatur/iStock/Getty Images)

Comportamento da mãe depois do nascimento

Os filhotes dependem dos instintos de sua mãe quando emergirem do canal de parto. Cada cachorrinho nasce em um saco que deve ser cortado para permitir que o cachorrinho respire. A mãe vai morder o saco e então lamber o filhote para estimular sua respiração. É importante para propósitos de vínculo que a mãe realize essas ações. Um humano deve apenas intervir se ela não conseguir estimular a respiração do cachorrinho.

A mãe lambe os filhotes (yuri chertok/iStock/Getty Images)

Cuidados após o nascimento

Dentro de duas horas de nascimento, os filhotes devem receber os cuidados para garantir a transferência dos anticorpos essenciais do leite da mãe, chamado de colostro. Esse leite é diferente pois é produzido logo após o nascimento e contém os anticorpos que os filhotes precisam. Eles têm um sistema imunológico muito fraco depois do nascimento e durante suas primeiras semanas de vida. Se os cuidados com o filhote não começarem dentro de duas horas, é porque há algo de errado com ele.

O filhote deve receber os cuidados dentro de duas horas após o parto (Supeecha/iStock/Getty Images)

Cuidando de filhotes

Um humano deve se certificar que todos os cachorrinhos estejam se prendendo aos mamilos da mãe para obter o colostro dentro das duas horas. Se por qualquer razão o filhote pareça não conseguir receber os cuidados, a pessoa deve obter o leite da mãe a administrá-lo diretamente ao cachorrinho com uma seringa ou conta-gotas.

Algumas vezes a pessoa deve ajudar a cuidar dos cachorrinhos (Sergey Lavrentev/iStock/Getty Images)

Monitorando o cuidado dos cachorrinhos

Pelos próximos quatro dias depois do nascimento, a pessoa deve monitorar com cuidado a mãe e os filhotes. Cada cachorro deve conseguir se prender totalmente às tetas. É possível saber se o cachorrinho consegue se agarrar bem se sua língua sai para fora um pouco. Os cuidados são importantes pois os filhotes vão ganhar peso e desenvolver imunidade contra doenças que vão enfrentar dentro das primeiras semanas de vida.

Os cuidados são importantes para os cachorrinhos ganharem peso (vlad_karavaev/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...