Mais
×

Quanto tempo leva para o mofo se desenvolver no pão de forma?

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Um pão de forma macio e úmido é o alvo principal do crescimento de mofos. O lodo verde e odorífero se inicia como pequenas manchas nas superfícies externas do pão, mas rapidamente se alastra, cobrindo toda a fatia.

O pão de forma mofa após dois a sete dias (bread and bread-basket image by AndreyPS from Fotolia.com)

Identificação

De acordo com o site Experiment Resources, o mofo é um fungo, como os cogumelos, ele se alimenta de matérias orgânicas, como o pão, alimentos e vegetais. Segundo o site Mad Science, o mofo do pão costuma ser verde e pode causar infecções, principalmente em pessoas com doenças respiratórias ou sistemas imunológicos comprometidos.

Considerações

O mofo do pão se desenvolve em condições quentes e úmidas. Em geladeiras ele cresce mais lentamente. Os pães com um baixo teor de água produzem mofo mais lentamente do que os pães úmidos. A maioria das padarias inclui inibidores de mofos, como o propionato de cálcio, em seus pães. Pães caseiros ou orgânicos mofam mais rapidamente devido à falta de aditivos químicos.

Cronograma

O mofo cresce no pão de forma em dois a sete dias, dependendo das condições ambientais e ingredientes do pão. Esse alimento é melhor utilizado imediatamente ou congelado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article