Quanto tempo leva a recuperação da cirrose?

Escrito por heather robson | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo leva a recuperação da cirrose?
O consumo excessivo de álcool pode levar a distúrbios no fígado (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

O desenvolvimento da doença alcoólica do fígado

A cirrose do fígado é resultado do consumo excessivo de álcool durante um longo período ou de danos causados por doenças como a hepatite. Nos primeiros estágios de distúrbios no fígado, você pode reagir com mudanças adequadas no estilo de vida (ou tratamento, no caso da hepatite) e reverter completamente a doença. Você não pode reverter a cirrose já desenvolvida, no entanto; então, é importante descobrir os problemas cedo e agir para consertá-los.

Dependentes crônicos do álcool sobrecarregam seus fígados. Este órgão processa o álcool e, com o tempo, é danificado por ele. Doenças do fígado devido ao consumo excessivo de álcool ocorrem em três estágios: doença hepática gordurosa, hepatite alcoólica e cirrose.

Tratando a doença hepática gordurosa

No primeiro estágio, depósitos de gordura em excesso se acumulam no fígado. Por si só, a doença hepática gordurosa não é perigosa. Ela é um prenúncio do que está por vir — um alerta prévio que dá a você a oportunidade de reverter seu caminho e evitar futuros danos ao fígado.

Se for diagnosticado com doença hepática gordurosa, você deve parar de beber e começar a fazer exercícios. O menor consumo de álcool retarda os danos, e o exercício ajuda a queimar a gordura dentro do fígado mais rápido. A maior parte das pessoas de qualquer idade consegue reverter a doença hepática gordurosa dentro de um ano com estes dois passos.

Tratando a hepatite alcoólica

O segundo estágio da doença do fígado induzida pelo álcool é mais sério. A hepatite alcoólica resulta em inflamação e danos celulares. Se você for diagnosticado com hepatite alcoólica, a coisa mais importante que você pode fazer é parar de beber completamente. Qualquer quantidade de álcool pode evitar a recuperação ou levar a danos maiores.

Além de eliminar o consumo de álcool, uma pessoa com hepatite alcoólica deve parar de fumar e evitar quaisquer outras drogas, exceto aquelas prescritas por um médico. Seu médico pode recomendar que você trabalhe com um nutricionista para estabelecer uma dieta que vá sustentar seu fígado enquanto ele se recupera.

O tempo de recuperação da hepatite alcoólica varia muito dependendo da sua idade, mas você pode esperar que leve um ano ou mais.

Lidando com a cirrose

A cirrose desenvolvida quer dizer que tecido fibroso se formou dentro do fígado. Não é possível desfazer o tecido fibroso e reparar os danos, mas você pode evitar maiores estragos e sustentar as células que ainda estão saudáveis.

Para evitar maiores danos ao seu fígado, é preciso ter um compromisso vitalício com a abstinência do álcool. Para sustentar as células saudáveis que restaram, você deve ter uma dieta pobre em carboidratos e rica em nutrientes. Procure a ajuda de um nutricionista ou médico para ajudá-lo a estabelecer a melhor dieta para as suas necessidades específicas.

Muitos antioxidantes, como as vitaminas C e E, podem oferecer alguma proteção às suas células hepáticas saudáveis. Suplementos herbais e cardo de leite também podem ser de alguma ajuda. É importante discutir estes tratamentos alternativos com o seu médico para determinar o que é melhor para suas necessidades individuais.

A doença hepática é muito séria e a cirrose pode ser fatal. Aja cedo para evitar a cirrose; assim, você pode desfrutar de uma longa vida com um fígado saudável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível