Saúde

Quanto tempo leva para se recuperar de uma histerectomia vaginal?

Escrito por contributing writer | Traduzido por mariana dsp
Quanto tempo leva para se recuperar de uma histerectomia vaginal?

Após uma histerectomia, você não menstruará mais e não poderá engravidar

Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images

Ao fazer uma histerectomia do útero, ele é retirado do corpo. Após o procedimento, você não menstruará e não poderá engravidar. Em uma histerectomia vaginal, é feita uma incisão na vagina, o útero é removido e o corte é fechado com pontos. De acordo com o Medline Plus, a recuperação desse tipo de histerectomia é mais rápida do que outros procedimentos, como a histerectomia abdominal, que é feita através de uma incisão no baixo ventre.

Imediatamente após a cirurgia

Após a cirurgia, você será transferida para um quarto de recuperação, onde ficará por aproximadamente três horas, de acordo com a Mayo Clinic. Durante a estadia no hospital, que pode variar entre um e três dias, você receberá medicamentos na veia e outros medicamentos para prevenir infecções. A equipe do hospital lhe aconselhará a andar assim que possível, pois isso evitará a formação de coágulos sanguíneos nas pernas. Além disso, será colocado um cateter na bexiga para dar vazão à urina, de acordo com o Medline Plus.

Em casa

Você precisará usar absorventes higiênicos devido aos corrimentos com sangue por alguns dias após a cirurgia, de acordo com a Mayo Clinic. A recuperação levará entre três e quatro semanas. Durante esse tempo, se as trompas de falópio e ovários foram removidos junto com o útero, você pode ter menopausa logo após a cirurgia, cujos sintomas incluem calor e vagina seca. Se isso ocorrer, o médico poderá receitar algum medicamento para tratar os sintomas. Consulte um médico imediatamente se tiver vômito/náusea. Você também precisará contatar o médico se o sangramento for mais forte que o sangramento menstrual, ou se a dor piorar.

Tempo adicional para recuperação

Apesar de a recuperação levar entre três e quatro semanas, a recuperação completa pode levar até dois meses, então, para ajudá-la, é melhor descansar bastante. Não levante mais do que nove quilos nem tenha relações sexuais por, no mínimo, seis semanas após a cirurgia. Voltar às atividades normais antes de estar completamente cicatrizada pode comprometer a recuperação. Após seis semanas, ou o tempo recomendado pelo médico, você poderá voltar à rotina.

Recuperação emocional

A saúde emocional após uma histerectomia vaginal dependerá da sua perspectiva. Você pode, por exemplo, aproveitar melhor a vida ao não ter mais que lidar com condições como fibroides uterinos. Contudo, se você sentir tristeza, luto ou alguma sensação de perda após o procedimento devido ao fato de não poder mais ter filhos, consulte seu médico.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media