Mais
×

Quanto tempo leva para a suplementação de ferro fazer efeito?

Atualizado em 18 julho, 2017

Os suplementos de ferro, geralmente oferecidos na forma de sulfato ferroso, começam a ter efeito na primeira semana. No entanto, o período de tempo necessário para que seu corpo reponha completamente suas reservas de ferro esgotadas dependerá de quão grave era inicialmente a anemia, do tempo de duração, da capacidade do seu corpo em absorver o ferro do suplemento e de sua eficiência em lembrar de tomá-los.

O sulfato ferroso é geralmente prescrito para a anemia por deficiência de ferro (red pills image by Igors Leonovs from Fotolia.com)

Anemia

Quando você está anêmico, seu corpo não produz hemoglobina o suficiente para transportar oxigênio para todas as células do corpo. A hemoglobina é uma proteína que transporta o oxigênio em suas células vermelhas do sangue. Sua medula óssea produz os glóbulos vermelhos usando ferro e vitamina B-12. De acordo com o National Anemia Action Council (NAAC), a causa mais comum de anemia é a deficiência de ferro. Embora a maioria das pessoas dos países mais desenvolvidos obtenham ferro suficiente em suas dietas, algumas possuem dificuldade em absorver o mineral e outras perdem sangue mais rapidamente do que seus corpos são capazes de produzir.

Ferro

O ferro e a vitamina B-12 são as matérias-primas que seu corpo precisa para produzir novas hemácias. Se seu médico determinar que está anêmico, provavelmente fará um exame de sangue para ter certeza que é a deficiência de ferro e não outro problema que está causando esse quadro. Provavelmente prescreverá suplementos de ferro e lhe dará instruções específicas sobre quando tomar os comprimidos. Uma vez que os suplementos começarem a ser absorvidos por seu organismo, sua medula óssea entrará em ação, produzindo novas células. O NAAC afirma que levará cerca de uma semana para que essas novas células comecem a circular e cerca de duas a três semanas até que seus níveis de hemoglobina comecem a subir.

Duração

O seu médico continuará a solicitar novos exames de sangue enquanto estiver se recuperando da anemia. Ele pode ver a quantidade de hemoglobina em seu sangue e a forma e coloração de suas células vermelhas em um microscópio. De acordo com o site GIHealth.com, a anemia geralmente desaparece dentro de oito semanas de suplementação, mas você pode ter que continuar a tomar os suplementos por seis meses ou mais para que seu corpo possa reconstruir suas reservas de ferro, para preveni-lo de outra anemia.

Complicações

Mesmo que você possa tomar grandes quantidades de ferro todos os dias, seu corpo não será capaz de absorvê-lo totalmente. Tomar antiácidos ou beber leite junto com os suplementos pode diminuir a quantidade de ferro realmente absorvida. Beber suco de laranja ou outros alimentos ricos em vitamina C pode ajudar a aumentar a absorção. É melhor tomar os suplementos com o estômago vazio, mas isso pode deixá-lo enjoado. Se optar por tomar os suplementos com alimentos, o NAAC diz que a quantidade de ferro absorvida diminuirá em cerca de 40% a 60%, o que significa que você terá que tomá-los por um longo período de tempo. Se costuma esquecer os medicamentos ou parou de tomar os suplementos, você terá, obviamente, resultados mais lentos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article