×
Loading ...

Quanto tempo levamos para voltarmos a ficar sóbrios?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Na cabeça de muitas pessoas, o problema com o álcool não é a sensação de embriaguez, mas o fato de que ela demora para ir embora. Os consumidores responsáveis nunca dirigem quando estão embriagados, pois a influência do álcool pode criar impedimentos para as funções normais do corpo. Não tente desenvolver equações matemáticas complexas ou um tratado de compreensão das políticas da presidência atual enquanto você estiver alcoolizado. A extensão do tempo necessário para se ficar sóbrio depende de quanto álcool você consumiu.

A volta à sobriedade depende da quantidade de álcool ingerida (alcohol image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

Efeitos do álcool no corpo

Quando você toma uma bebida alcoólica, ela é absorvida pela corrente sanguínea por meio das paredes do intestino delgado. Ela então se espalha pelo corpo, afetando as funções cerebrais e as motoras. O corpo eventualmente elimina o álcool pela oxidação no fígado, mas este processo não acontece rapidamente.

Loading...

Quanto tempo demora para se ficar sóbrio?

O álcool é o único ingrediente em qualquer bebida que interfere no tempo para se voltar à sobriedade. Diferentes tipos de bebidas alcoólicas levam diferentes quantidades de tempo para serem processadas, porque elas contém diferentes quantidades de álcool. Falando de modo geral, um fígado saudável leva uma hora para oxidar 30 ml equivalentes de álcool. É a quantidade aproximada em uma garrafa de cerveja, em uma taça de vinho ou em uma dose de destilado. Se você beber mais álcool do que isto em uma única hora, irá demorar um período de tempo correspondentemente maior.

Desintoxicação alcoólica

É bom pensar neste período de tempo como o esforço corporal para regular o seu fluxo de álcool. Falando de modo específico, esperar ele sair é a única maneira efetiva para se ficar sóbrio. É por isso que os especialistas sugerem ''descansar'' tirando uma soneca em um lugar quente e seguro. A soneca desestimula seu corpo a qualquer outra atividade e dá a ele a chance para oxidar o álcool em seu organismo.

Aliviando os sintomas

Muitos dos chamados ''remédios'' para a embriaguez são na verdade métodos de tratamento de sintomas do álcool. Café preto, por exemplo, contém cafeína, que coloca sua mente concentrada e reduz sua sonolência, mas não necessariamente te deixa sóbrio. De modo igual, beber bastante água permite que seu corpo fique hidratado, o que cortará os efeitos da ressaca. Nenhuma técnica faz com que você fique menos alcoolizado ou alivia os efeitos do álcool nas suas habilidades motoras ou de julgamento. Elas simplesmente facilitam para se combater os efeitos posteriores do consumo, em vez de fazer com que alguém fique sóbrio.

Plano antecipado

A melhor maneira para ficar sóbrio rapidamente é planejar isso enquanto estiver bebendo. Tenha uma boa refeição antes ou durante o consumo do álcool; desta forma você pode diminuir os seu efeitos. A comida absorve o álcool e diminui o nível que é absorvido pelo corpo. Alterne as bebidas alcoólicas com água, e demore um pouco entre os drinques. Isto faz com que seu corpo processe em seu próprio ritmo, diminuindo os efeitos do álcool, além de diminuir o tempo que se leva para se ficar sóbrio.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...