Como fazer levedura para cerveja caseira

Escrito por jack gerard | Traduzido por laila teixeira
Como fazer levedura para cerveja caseira

Fabricar sua própria cerveja torna possível customizá-la de acordo com suas preferências

beer in beer-mug image by Witold Krasowski from Fotolia.com

Fabricar sua própria cerveja permite customizar as diferentes cervejas que você produz conforme seu gosto. Para iniciar o processo de fermentação, você precisará de levedura de cerveja, que pode ser comprada seca ou em culturas líquidas. Todavia, cervejeiros caseiros com a intenção de produzir várias fornadas da bebida em um curto período de tempo preferem fazer seu próprio fermento, que pode ser ajustado segundo o necessário, antes de começar a ser usado para fabricação de cerveja. Se você deseja fazer um fermento, os próximos passos facilitarão o processo.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Levedura de cerveja
  • Extrato de malte (seco ou líquido)
  • Água

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece despejando aproximadamente 400 ml de água destilada em um copo medidor. Embora a temperatura exata não seja importante neste momento, o uso de água quente pode acelerar bastante os dois procedimentos seguintes.

  2. 2

    Adicione duas colheres de sopa de extrato de malte à agua. Misture a água e o malte por um ou dois minutos, certificando-se de que a mistura esteja homogênea antes de continuar. Caso o extrato de malte não esteja totalmente dissolvido, continue mexendo por mais um minuto.

  3. 3

    Coloque a mistura de água e malte em um recipiente e o leve ao fogo ou para outra fonte de calor. Use um termômetro especial para ter controle da temperatura da mistura, que deverá chegar a 85ºC e se manter nessa temperatura por vinte minutos. Isso irá pasteurizá-la e eliminar quaisquer impurezas que poderiam causar problemas no futuro.

  4. 4

    Após a pasteurização, despeje cuidadosamente o líquido quente em um recipiente de vidro. Coloque o recipiente em uma panela cheia de água quente para remover um pouco do seu calor. Passados alguns minutos, coloque o recipiente em uma banheira de gelo. Para obter resultados melhores, mantenha a água da banheira circulando. Monitore a temperatura da mistura e a retire da banheira de gelo quando sua temperatura estiver entre 21ºC e 29ºC.

  5. 5

    Prepare a levedura adicionando água quente conforme as instruções da embalagem, mexendo gentilmente até que tudo esteja bem misturado. Coloque a levedura na mistura que você preparou para o fermento, selando o recipiente com uma tampa hermética adaptada para incluir uma fechadura de ar (pequeno dispositivo que usa a água para permitir que o dióxido de carbono saia sem deixar que entre ar).

  6. 6

    Deixe o fermento descansar por vários dias até que você perceba que uma grande quantidade de sedimentos tenha começado a se formar no fundo do recipiente e que bolhas estejam passando pela fechadura. Isso significa que a levedura começou a quebrar os açúcares do extrato de malte e que a sua levedura está pronta para ser usada.

Dicas & Advertências

  • Use um fermento quando você for produzir fornadas grandes de cerveja, várias fornadas seguidas ou quando desejar fabricar cervejas mais fortes, pois cervejas que usam eles geralmente fermentam mais rápido e em quantidades maiores. Para experimentar diferentes sabores em suas cervejas, coloque mel ou sucos no fermentador.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media