×
Loading ...

Como usar a lição da torre cor de rosa de Montessori

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A torre rosa de Montessori é uma lição que consiste de 10 cubos sólidos de madeira pintados de rosa claro. Eles são usados para desenvolver coordenação, dar uma base para o sistema numérico e aumentar a noção de dimensão. O conjunto não tem que estar pintado de rosa, e se não estiver, pode ser chamado de lição dos cubos.

Instruções

Uma maneira de montar a torre (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Coloque os cubos aleatoriamente em um tapete verde. A criança pode fazer isto, carregando os cubos cuidadosamente, dois ou três de cada vez até o tapete e arrumando-os em uma ordem aleatória. Você deve estar sentado ao lado da criança para que vocês dois vejam a lição da mesma perspectiva.

    Loading...
  2. Construa a torre. Comece com o cubo mais largo e coloque os outros cuidadosamente e concentricamente um em cima do outro. Você deve cuidar para colocar os cubos cuidadosamente, uma vez que não pode ajustá-los ao menos que a criança pense que o ajuste é parte da lição e repita os seus movimentos. Ao pegar os cubos, segure-os com os dedos pelos quatro lados para dar uma impressão muscular de dimensão e demonstrar que é possível julgar o tamanho tanto pelo toque quanto pela visão. Nada disso deve ser verbalizado, de acordo com a maioria dos especialistas em Montessori.

  3. Desfaça a torre bloco por bloco. Derrubá-la pode causar um rompimento e é desrespeitoso com os materiais da sala de aula e com os colegas de classe. Antes de deixar a criança trabalhar sozinha, você deve demostrar como desmontar a torre.

  4. Permita que a criança construa a torre sozinha. Muitas crianças terão começado a participar e até mesmo direcioná-lo a pegar os cubos antes que você tenha completado a primeira torre, então eles estarão ansiosos para tentar sozinhos. Não corrija os erros neste ponto, pois a torre não ficará firme se os cubos não forem colocados na ordem correta.

  5. Encoraje a criança a trabalhar com a torre em dias subsequentes. A lição deve ser facilmente acessível e a criança não deve ser corrigida ou muito supervisionada. Ofereça ajuda apenas se for solicitado ou se a criança está claramente tendo dificuldades e está muito perdida. Mesmo assim, algumas escolas de Montessori desencorajam o instrutor a intervir, mas recomendam que você simplesmente trabalhe a lição junto com ela novamente.

Loading...

O que você precisa

  • Tapete verde
Loading ...
Loading ...