Lições bíblicas para ensinar as crianças sobre a gratidão

Escrito por christopher raines | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lições bíblicas para ensinar as crianças sobre a gratidão
Ser agradecido é glorificar a Deus por suas bênçãos e por sua presença em todas as situações (NA/Photos.com/Getty Images)

A Bíblia ensina as pessoas a mostrar gratidão ou reconhecimento a Deus em todas as situações. As lições ensinam as crianças a não cobiçar ou reclamar sobre o que não têm, e a dar glória a Deus por sua bênção e bondade e ser gratos pela oportunidade de servir a Deus mesmo na adversidade e de desfrutar das bênçãos que têm recebido. Muitas dessas lições envolvem exercícios, planilhas, artesanato e música para crianças.

Outras pessoas estão lendo

Ser grato em todas as circunstâncias

Êxodo 20:17 e 1 Tessalonicenses 5:18 focam em ter uma atitude de gratidão em vez de cobiçar ou invejar. Ensine as crianças a serem gratas com uma lição utilizando pequenas e grandes barras de chocolate. O professor deve passar as pequenas barras de chocolate para cada criança e ocultar a grande. Elas ficarão felizes em receber o doce, mas o monstro da ganância pode mostrar-se quando o professor mostrar as barras maiores. Ao pedirem a barra maior, o professor deve explicar às crianças que não estão mostrando sua gratidão pela pequena barra que já ganharam.

Dar glória a Deus

Lucas 7:11-19 ensina as crianças a reconhecer Deus como a razão para suas bênçãos. Nesta escritura, dez leprosos buscam Jesus e pedem-lhe a cura. Jesus livra o grupo de sua lepra. No entanto, apenas um voltou para "dar glória a Deus." (Lucas 17:17-18). Com o uso de documentos disponíveis para download online, ensine esta lição em forma de um teste de múltipla escolha e palavras cruzadas. Os alunos deverão responder que apenas um dos dez leprosos louvou a Deus pela cura. Outras perguntas exigem respostas sobre os leprosos que clamaram a Jesus por misericórdia e sobre a declaração que Jesus fez ao leproso agradecido de que a sua fé em Jesus o tinha curado. As palavras cruzadas e perguntas incluem referências das escrituras, para que os alunos sejam capazes de memorizar os detalhes essenciais.

Agradecer pela proteção da perseguição

Mateus 5:10-12 ensina os cristãos a dar graças quando ridicularizados e perseguidos por servir a Cristo. O site do Ministério das Crianças (childrensministry.com), em inglês, sugere um jogo para a primeira, segunda e terceira séries em que o professor proíbe os alunos de possuír um item popular, como tênis, na sala de aula. Ele lança uma bola em qualquer pessoa que esteja com o item. Qualquer criança -- rotulada de "criminosa" -- atingida pela bola deve ficar no canto da sala -- a "prisão". Depois de passar um tempo na "prisão", a criança deve dar a bola de volta para o professor, que pode jogar novamente.

Agradecer pela visão, audição, paladar, olfato e tato

A Sunday School Network posta uma série de lições sobre a gratidão a Deus pelos cinco sentidos. Cada lição contém atividades para os alunos praticarem e apreciarem os seus sentidos. Para a audição, as crianças agitam caixas para ouvir o que está dentro delas e fazem instrumentos musicais. Elas aprendem a serem gratas pela visão adivinhando o que o professor vê na atividade "Eu vejo". Na lição "Obrigado, Deus, por minha boca", os alunos cantam "If You're Happy and You Know It" e fingem que comem e tentam assobiar e executar outras ações com suas bocas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível