Mais
×

Lições bíblicas sobre generosidade para crianças

Os pais começam o processo de ensinar a compartilhar moldando o comportamento da criança. Educadores e professores também podem incentivar a generosidade através de histórias infantis, nas quais os personagens compartilham uns com os outros. Sendo a Bíblia um excelente livro para este fim, uma vez que esta contém lições e exemplos claros de generosidade. As crianças, ao ouvirem os versículos da Bíblia, aprendem os benefícios de compartilhar, acolhendo aos que necessitam.

Através do ensinamento, as crianças se tornarão adultos generosos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Cuidar dos necessitados

Em Deuteronômio 14:27-15:15, Moisés disse aos israelitas para compartilhar livremente com os levitas, pobres ou estranhos que estavam na cidade. Ele disse que Deus abençoaria aqueles que generosamente compartilhassem com os necessitados. Uma atividade recreativa para incentivar as crianças a partilhar é pedir que pensem nas coisas que precisariam caso fossem pobres ou recém-chegados a uma cidade. Faça uma lista dos itens que cada criança disse que daria. Então, arrume alguns deles e leve-os para um abrigo ou entidade que possa doá-los aos necessitados.

Incentive as crianças a partilharem (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Deus retribui a generosidade

Os Provérbios 3:9-10 prometem que a alma generosa que honra ao Senhor com seu dízimo receberá em abundância de Deus. Em Provérbios 19:17, Deus prometeu que vai pagar o que o homem generoso emprestar aos pobres. Em Lucas 14:12-14, Jesus dá um passo além quando sugere que os ricos devem dar um banquete e convidar os pobres e os que possuem alguma deficiência. Ele disse isso, porque os pobres não podem retribuir pelo banquete e a recompensa virá do próprio Deus que abundantemente abençoará o anfitrião. Ao ensinar essas passagens bíblicas às crianças, elas verão que Deus promete abençoar àqueles que doam com generosidade sem se procurarem com uma recompensa por isso.

Dar com alegria

Em Jerusalém, Paulo elogia os Coríntios por sua generosidade para com os cristãos. Em 2 Coríntios 9:7, Paulo diz ao povo para que cada um contribua segundo tiver proposto no seu coração e faça-o com generosidade e amor, dando com alegria. Deus favorece a quem dá com alegria, retribuindo com bênçãos e abundância de bens, para que continue a partilhar de sua generosidade. As crianças podem seguir o exemplo dos Coríntios e trazer suas ofertas para a igreja, para que esta supra suas necessidades e também a dos necessitados. Assim, eles podem se alegrar porque possuem os recursos, não só para si mesmos, mas também para compartilhar com os outros.

Compartilhando a refeição

Todos os quatro Evangelhos contêm a passagem bíblica da multiplicação. A mensagem fala que cinco mil homens e suas famílias foram saciados pelo almoço de apenas um menino. Os cinco pães e dois peixes foram suficientes para alimentar a todos e ainda sobraram 12 pequenos cestos. A história lembra as crianças a não se preocuparem com o tamanho do que possuem em relação ao tamanho da necessidade, mas para darem generosamente e confiarem em Deus, pois Ele fará o recurso atender à necessidade. Em resposta a essa lição, as crianças poderiam coletar doações para enviar a um local que tenha sido acometido por um desastre.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article