Mais
×

Lições e histórias bíblicas sobre o Salmo 23

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O salmo 23 é um dos textos mais conhecidos da Bíblia. O versículo descreve o Senhor como pastor e indica como Deus zela e cuida daqueles que o seguem. Se você é um líder ou pai cristão, não precisa esperar até que seus filhos sejam mais velhos para ensinar os conceitos do Salmo 23. No entanto, os planos e as histórias da aula podem ajudar.

Meias são boas para fazer fantoches de ovelhas para lições do Salmo 23 (socks image by Paolo from Fotolia.com)

Atividade para colorir as ovelhas

Uma lição rápida sobre o Salmo 23 envolve a impressão de desenhos simples de ovelhas com aparência feliz. Dê a cada criança presente um desenho e alguns lápis de cor. Deixe-as colorir as imagens enquanto você fala sobre como Deus cuida das pessoas, assim como os pastores cuidam de cada ovelha. Se quiser, pode usar um escâner e um programa de edição de documentos para adicionar algo como "Deus cuida de [em branco] todos os dias" -- a criança pode escrever o seu nome no espaço em branco.

Samuca e seu pastor por Susan Hunt

"Samuca e seu pastor" é uma história infantil por Susan Hunt com base no Salmo 23 de cerca de 50 páginas. O personagem principal, uma ovelha chamada Samuca, faz amizade com uma ovelha de um pasto vizinho. Através de sua amizade, Samuca descobre que existem pastores agressivos. Um dia, o pastor amoroso de Samuca compra seu novo amigo. Leia essa história às crianças para explicar o quanto Deus cuida das pessoas e como ele tenta nos levar de volta para o seu próprio pasto. Os capítulos são bem curtos e pode-se ler e discutir apenas um capítulo de cada vez, se quiser.

Fingindo-se de ovelha

Se você estiver ensinando o Salmo 23 para muitas crianças, peça para que elas finjam ser ovelhas, como sugerido pelo site Ministry-to-Children. Elas podem usar fantasias, mas não é obrigatório. Peça às crianças para que se revezem sendo o pastor para manter as "ovelhas" a salvo de perigo (por exemplo, uma outra criança ou você fingindo ser um lobo). Após a atividade, discuta sobre o que foi necessário para ser um bom pastor nesse exercício. Discuta como o Salmo 23 demonstra que Deus faz um bom trabalho como um pastor para pessoas fiéis.

Fantoches de ovelha

Fazer fantoches de ovelhas é uma boa atividade sobre o Salmo 23, pois eles funcionam bem para o teatro criativo e podem ser levados para casa como lembrança. Peça para que cada criança traga uma meia branca velha ou nova, ou dê a elas uma nova. Peça aos alunos para colarem os olhos de plástico, os ouvidos de feltro e colocarem bolas de "lã" de algodão dentro das meias para criar as ovelhas. Diga às crianças que Deus é o Bom Pastor e use o Salmo 23 para explicar o que isso significa. Se desejar, pode pedir para que façam um teatro de improviso com os seus novos fantoches também sobre o salmo.

Recitação e discussão

As crianças têm a capacidade de memorizar as Escrituras, assim como também a capacidade de memorizar outros fatos. Dê a cada uma delas uma cópia laminada do salmo 23 pequena o suficiente para caber em um bolso. Peça para que formem grupos de seis (ajuste conforme necessário para o tamanho do grupo) e distribua a cada criança um versículo do salmo para memorizar com base no número que elas têm. No final da aula, ou no próximo encontro, peça para que recitem seus versículos em ordem, recitando juntas. Entre cada um deles, discuta o que significam.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article