×
Loading ...

Lições sobre esquerda e direita para o maternal

Antes de entrarem no jardim de infância, alunos do maternal são introduzidos a diversos conceitos que os ajudam a se preparar para o que vão aprender no jardim. Um destes conceitos é compreender a diferença entre esquerda e direita. Atividades divertidas podem ajudar as crianças a entenderem e lembrarem a distinguir a esquerda da direita.

As crianças podem circular objetos que estão virados para a direita da folha de papel (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Atividades cinestésicas

Crianças da pré-escola costumam adorar andar pela sala, e maior parte das escolas tem um tempo de brincadeira livre ou recreio. Ainda é importante que as crianças encontrem outras maneiras de se mexer e usem seus corpos ao longo do dia também. Quando você começar uma aula sobre esquerda e direita, dê uma pulseira de plástico a cada criança. Se a sua escola tiver suas cores oficiais, use-as. Outra opção é usar a de um time esportivo local. Coloque a pulseira no braço direito dos alunos durante toda a lição, para que tenham um estímulo visual para lembrar qual mão utilizar. Uma pulseira de borracha pode ser grande demais para uma criança pequena, por isso, se for o caso, utilize fios. Cante uma canção ensinando os alunos que devem levantar a mão da pulseira quando ouvirem "direita" e a mão sem pulseira quando ouvirem "esquerda".

Loading...

Aquecimento em sala de aula

No início da unidade, rotule tudo na sala como esquerda e direita. Por exemplo, coloque um cartaz dizendo "direita" e outro dizendo "esquerda" em cada lado do quadro, de acordo com o que as crianças enxergam, não como um espelho, de modo a facilitar a compreensão das crianças. O aluno deve ser capaz de olhar para o quadro, por exemplo, e poder dizer que a mão da pulseira está do mesmo lado que o cartaz que diz "direita" no quadro. Esta atividade também é ótima para estimular o reconhecimento das letras, uma vez que os alunos vão ter de saber qual palavra diz o quê.

Atividades de escrita

Coloque fotos em uma folha de papel e peça aos alunos dizerem para que lado estão viradas. Um tema pode ser animais: coloque várias imagens de animais na página, alguns virados para a esquerda, outros para a direita. Peça aos alunos que circulem os que estão virados para a sua pulseira, o lado direito.

Considerações

Crianças no maternal podem não entender totalmente o conceito de esquerda e direita até chegarem mais perto do jardim de infância. Alguns entram com apenas dois anos de idade, e é importante não criar expectativas quanto a capacidade de essas crianças aprenderem o que é esquerda e o que é direita. Você pode, no entanto, ainda praticar e apresentar o conceito a elas. A Extensão da Universidade de Illinois diz que as crianças aprendem a diferenciar esquerda e direita aos cinco anos, então trabalhe o conceito com seus alunos mais velhos, para prepará-los para o jardim de infância.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...