on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer licor caseiro de laranja

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O licor de laranja é uma bebida alcoólica doce, com sabor cítrico e que pode ser apreciada sozinha ou adicionada à coquetéis. A maior parte do sabor do licor vem da casca das laranjas. O álcool é usado para dissolver os óleos essenciais da pele por um período de alguns dias. A tintura resultante possui todo o sabor cítrico da laranja sem qualquer polpa ou mesmo uma gota de suco de laranja. Faça licor caseiro de laranja para criar coquetéis customizados com o sabor vibrante de laranjas frescas.

Instruções

O licor caseiro de laranja dá aos coquetéis um sabor cítrico vibrante (cocktail image by Leonid Nyshko from Fotolia.com)
  1. Selecione laranjas sem manchas externas e com uma casca brilhante. Para ter uma ideia do sabor do licor, cheire as laranjas conforme as espreme delicadamente para soltar a essência dos óleos.

    Loading...
  2. Lave todas laranjas em água fria e corrente e seque-as com um pano de prato limpo. Pode-se adicionar metade de um limão ou lima às laranjas para dar ao licor uma pitada de sabor cítrico azedo.

  3. Remova a camada externa mais fina das laranjas usando o descascador. Pressione levemente conforme descasca para evitar cortar o miolo branco das frutas. As cascas da laranja devem ser tão finas de forma que seja possível enxergar luz através delas.

  4. Coloque as cascas cítricas finas na tábua de corte e corte-as em tiras finas ou pequenos pedaços quadrados para expor mais área de superfície.

  5. Coloque as cascas cortadas na jarra de vidro e despeje a vodca ou os outros espíritos neutros. Feche a jarra com firmeza.

  6. Coloque a jarra fechada no refrigerador e permita que as cascas absorvam o líquido por pelo menos duas semanas. Agite diariamente: mexa a jarra por três segundos e depois retorne-a ao refrigerador.

  7. Coloque 2 copos de água em uma tigela em banho-maria numa panela. Misture 2 copos de açúcar.

  8. Reduza para fogo baixo e continue mexendo até que o açúcar tenha se dissolvido completamente.

  9. Retire a água açucarada do fogo e deixe esfriar descoberto por 30 minutos.

  10. Remova a tampa do frasco de vidro e cubra a boca com um pedaço de gaze dobrado em quatro camadas de espessura.

  11. Despeje o conteúdo do jarro através do gaze no xarope frio de açúcar.

  12. Despeje o licor de laranja de volta na jarra de vidro vazia e feche a tampa firmemente.

  13. Coloque a jarra novamente no refrigerador por outros dois dias e agitando diariamente. Está pronto para ser bebido ou adicionado a um coquetel caseiro.

Loading...

Dicas

  • Adicione 30 g de licor a uma margarita feita com suco fresco de lima e tequila de qualidade. O doce da laranja se equilibra com o amargo da lima e com o sabor da tequila para fazer uma bebida refrescante de verão.

O que você precisa

  • De 6 a 12 laranjas médias
  • 1/2 limão ou lima (opcional)
  • Descascador de vegetais
  • Tábua de corte
  • Faca
  • Jarra de vidro
  • 2 copos de vodca ou outro espírito neutro (80 provas)
  • Panela
  • Colher de pau
  • 2 copos de açúcar
  • Gaze

Referências

Loading ...
Loading ...