Lidando com personalidades narcisistas

Escrito por wendy sheppard, msw | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lidando com personalidades narcisistas
Um narcisista fará com que você sinta que é de alguma forma culpado por qualquer dificuldade em sua vida (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Lidar com personalidades narcisistas é frustrante e exaustivo. O único modo de lidar com um narcisista é entender como ele se tornou o que é e mudar o modo como você responde às provocações pessoais. Um narcisista fará com que você sinta que é de alguma forma culpado por qualquer dificuldade em sua vida. Você deve confiar em sua opiniões, ser capaz de comunicá-las de modo eficaz e desconsiderar o tratamento injusto.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Os narcisistas são egoístas e egocêntricos. Eles clamam por atenção constante para todas as seus supostos feitos maravilhosos. As personalidades narcisistas devem alcançar seus status de algum modo ou fazer com que todos pensem que eles têm algum. Narcisistas gostam de ser invejados e têm pouca ou nenhuma capacidade de se importar, entender e ouvir as necessidades e os desejos dos outros.

Teorias/Especulações

Os psicólogos não apontam uma causa para o narcisismo. Não entanto, muitos creem que ele começa na infância, quando uma criança é mimada, extremamente dependente ou solitária e privada -- ou uma combinação destes três fatores.

Permitiu-se que a criança mimada achasse que merecia consideração especial. Ela teve tudo o que quis e nunca teve que sentir nenhum tipo de desconforto; nunca teve que se responsabilizar por nada. Os pais da criança dependente faziam tudo por ela. Ela se sentia incompetente e, como a criança mimada, nunca teve que se responsabilizar por suas ações, sofrer ou sentir desconforto ou frustração. Esse tipo de criança acredita que todo mundo deveria servi-la e não é capaz de tomar uma decisão sem a opinião alheia. A criança solitária e privada cresceu sentindo que o amor era condicional e que ninguém é confiável. Essa criança era humilhada de um lado e vangloriada de outro, o que era bastante confuso e a fez se sentir insegura. Ela cresceu sentindo-se como se não devesse se aproximar de ninguém.

Considerações

Você deve ter um forte senso de si mesmo para se relacionar com um narcisista. Caso tenha sido maltratado na infância, o narcisista tirará vantagem de seu trauma e irá intimidá-lo, sabendo que você acabará desistindo. Se você sentiu que não podia viver sob as expectativas de seus pais, a personalidade narcisista sabe que você tentará agradá-lo e se aproveitará disso até que você desista. Caso você tenha sido emocionalmente privado ou abandonado quando criança, o narcisista irá mimá-lo até que você esteja confortável com isso, e então começará a controlá-lo. Por você não querer ser abandonado novamente, fará qualquer coisa que ele quiser.

Estratégia

Para lidar com um narcisista eficazmente, você precisa mudar suas respostas. Discutir não funciona, pois o narcisista se sente atacado -- e falará mais, para convencê-lo de que está certo. Declare, calmamente, como você se sente, sem culpá-lo. Diga a ele que você não aceitará ser tratado dessa forma. Então diga que você ficará feliz em ouvi-lo quando ele falar mais respeitosamente. Caso tenha que fazer isso, sugira palavras que o narcisista poderia usar para ser mais respeitoso.

Ficar quieto quando a personalidade narcisista ataca não funciona. Ensaie repostas para que esteja preparado quando um narcisista atacar você. Treine declarar suas necessidades diretamente, sem culpá-lo.

Fugir quando o narcisista atacar faz as coisas piorarem. Mantenha-se firme, diga ao narcisista como se sente e calmamente declare que ele está sendo desrespeitoso. Se precisar de espaço, diga a ele. Isso evitará que ele persiga você. Certifique-se de que foi claro quanto à necessidade de tempo e diga ao narcisista quando voltará para acertar os problemas.

Advertência

Os narcisistas podem mudar o rumo de uma conversa tão rapidamente que você pode esquecer o que deu início à discussão: esse é o modo pelo qual o narcisista o mantém desequilibrado, para que você não possa enfrentá-lo. Ouvir cuidadosamente o que um narcisista diz é grande parte da capacidade de lidar com ele de maneira calma e efetiva. Use explicações simples e racionais; cada vez que ele tentar inverter o rumo da conversa para jogar a culpa de um incidente em você, reitere, pacientemente, os fatos da situação. Esta tática o ajudará a comunicar suas necessidades, enquanto o auxilia a se sentir menos confuso e frustrado pela discussão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível