on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como lidar com um adulto imaturo

Atualizado em 17 abril, 2017

Em um mundo ideal, todos se comportariam com calma, sensatez e racionalidade o tempo todo. As pessoas esperariam sua vez, respeitariam aqueles à sua volta e seguiriam o código básico de comportamento que a maioria das crianças começa a aprender na pré-escola. Infelizmente, no mundo real, algumas pessoas nunca parecem aprender as regras básicas da interação humana adulta. É possível que essas pessoas sejam seus chefes, colegas de trabalho ou até parentes. Portanto, é importante aprender a lidar com eles.

Instruções

Tente manter a calma - existem modos de lidar com adultos imaturos (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)
  1. Mantenha a calma. Esse passo pode parecer óbvio, mas é extremamente importante e muito mais fácil falar do que fazer. Os adultos imaturos necessitam do conflito e da atenção que isso lhes trará. Por mais tentador que seja, se você se deixar rebaixar ao nível deles, eles vencerão. Embora seja provável que manter a calma apenas os estimulará a te antagonizar mais no começo, é possível que eles procurem um alvo mais fácil.

    Loading...
  2. Recuse-se a seguir o roteiro deles. Os adultos imaturos estão acostumados a dificultar a vida de todos ao redor, e eventualmente as pessoas se rendem e lhes dão o que querem. Lembre-se de que você tem o poder de rejeitar todo o jogo que eles estiverem jogando. Peça licença, afaste-se, recuse-se a entrar nas discussões ou a aceitar suas atitudes. Mesmo que você nem sempre possa resistir diretamente a eles, pode se recusar a ser conivente com esse comportamento.

  3. Pratique empatia. Os adultos imaturos raramente têm relacionamentos significativos em suas vidas, pois estão ocupados demais, focando-se em suas próprias necessidades e criando conflitos ao seu redor. Comumente, as ações deles vêm da insegurança e da dor. Isso pode não ser desculpa para o que eles fazem e não significa que você deva tentar ser amigo deles, porém será mais fácil ficar perto dessas pessoas se você tentar ver neles algo bom ou, ao menos, simpático.

  4. Não invista a si mesmo no relacionamento. Mesmo que o adulto imaturo seja alguém com quem você deva passar tempo, você não precisa gastar mais tempo, energia e esforço com ele do que o absolutamente necessário. Mesmo que você tenha praticado o Passo 3 e esteja sentindo mais simpatia pela pessoa, ela ainda será um dreno em sua vida e sua felicidade, se vocês desenvolverem um relacionamento forte. Apesar de ser raro, tais pessoas podem mudar, porém leva tempo.

Loading...

Dicas

  • Tente encontrar o máximo de significado possível em outros relacionamentos, para que o tempo gasto com os adultos imaturos não te deixe muito para baixo. Quando você precisar passar tempo com um adulto imaturo, tente ter uma noite relaxante após ter sido paciente com ele. Você merece a recompensa!

Aviso

  • Não assuma que você pode mudar a pessoa. É muito difícil que você tenha sucesso, e isso apenas tornará sua vida mais difícil.

Referências

Loading ...
Loading ...