Como lidar com agressões verbais

Escrito por martin malcolm Google | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com agressões verbais
Agressões verbais incluem ameaças, xingamentos e provocações (boss shouting image by Kit Wai Chan from Fotolia.com)

A agressão verbal engloba provocar, insultar, vaiar, ridicularizar, xingar e ameaçar outros indivíduos. Frequentemente, as pessoas submetidas a esse tipo de abuso sentem-se impotentes para lidar com a situação. Como não há violência física, o delito não produz evidências visíveis; como diz o ditado, "palavras o vento leva". No entanto, a agressão verbal não deve ser tolerada. Uma série de táticas podem ser utilizadas para resolver a questão e deixá-la no passado.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Provocações e insultos

  1. 1

    Evite responder diretamente a agressões verbais. Não seja arrastado para uma disputa de palavrões, com troca de insultos; isso apenas piorará uma situação já repleta de tensão.

  2. 2

    Mantenha seu tom de voz baixo e sereno, em contraste ao tom do agressor. Isso demonstrará que você está no controle da situação e pode encorajar a outra pessoa a ser mais moderada em resposta. No mínimo, não irá piorar a agressão. Se estiver lidando com uma pessoa estranha, por exemplo, na rua, afaste-se imediatamente, pois não há como prever como aquele desconhecido poderá se comportar.

  3. 3

    Afaste-se da situação, se possível, para permitir que os ânimos se acalmem. Você pode simplesmente trocar de posição, ir para outro canto do ambiente ou realizando uma tarefa de rotina antes de responder à pessoa abusiva.

  4. 4

    Informe seu gerente, superior imediato ou ao responsável pelo RH se tiver enfrentado abusos contínuos por parte de um colega de trabalho. Na escola, informe a um professor ou tutor. Nessas circunstâncias, as organizações possuem responsabilidades e politicas para lidar com comportamentos inaceitáveis. Em alguns casos, como, por exemplo, discriminação racial, os insultos podem caracterizar um crime. Se assim for, considere informar à polícia. Mantenha registros de abusos desse tipo, com datas e horas.

    Xingamentos

  1. 1

    Reapresente o comentário abusivo em termos mais neutros. Por exemplo, se alguém usa um palavrão e depois grita: "Eu te odeio!"; apresente uma interpretação mais amena: "Certo, você não gosta de alguns aspectos de meu comportamento. Mas não há necessidade de ser agressivo".

  2. 2

    Adie o que tem a dizer em resposta até que a pessoa esteja em um estado de espírito mais calmo. Recuse-se a discutir. Diga: "Eu não vou falar com você se você for xingar. Quando você puder falar comigo sem palavrões, nos falamos". Dito isso, retire-se do ambiente. Isso deixa a impressão de que você está no controle da situação e evita um confronto direto.

  3. 3

    Discuta o acontecido com a pessoa abusiva posteriormente, quando a atmosfera não estiver tão tensa. Descreva, em termos objetivos e sem emoção, aquilo com que você discorda no comportamento da pessoa abusiva, como os termos utilizados, a linguagem corporal e o tom de voz. Explique como a conduta da outra pessoa o fez se sentir e esclareça que você espera que a situação não se repita.

    Ameaças

  1. 1

    Não responda diretamente a nenhuma ameaça feita contra você por uma pessoa abusiva.

  2. 2

    Conte para alguém que conheça e confie que você foi ameaçado. Não tente encarar a situação sozinho. Certifique-se de que alguém saiba onde você estará, tente se manter na companhia de outros e tenha sempre o celular ao alcance, para o caso de emergências.

  3. 3

    Denuncie a ameaça -- se a considerar séria -- para seu superior imediato no trabalho, para um professor na escola ou para a polícia em outras circunstâncias. Comportamentos ameaçadores é um ofensa criminal e não devem ser tolerados. Mantenha um registro do que foi dito quando a ameaça foi feita, juntamente com data e hora exatos da ocorrência.

Dicas & Advertências

  • Nunca confronte ou desafie pessoas que são verbalmente agressivas. Elas podem comportar-se violentamente de forma física também.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível