×
Loading ...

Como lidar com um amigo grudento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você tem um amigo que gruda em você como cola, existem algumas coisas que pode fazer para dar a si mesmo algum espaço sem precisar usar força. Siga esses passos

Instruções

Saiba lidar com amigos grudentos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Decida se o relacionamento é um que você deseja manter. Se você tem um amigo grudento, ele provavelmente é inseguro e exigirá muito de você. É preciso decidir que valor essa amizade tem pra você e se vale a pena o esforço que você precisará fazer.

    Loading...
  2. Converse com seu amigo. Diga a ele os problemas que você está tendo com o excesso de proximidade e como isso está afetando você. Tenha tato. Comece a conversa com um encorajamento e diga a ele o quanto você valoriza a amizade. Em seguida, explique que você precisa apenas de um pouco de espaço e o que vocês podem fazer para conseguir isso.

  3. Estimule seu amigo a embarcar em aventurar ou interesses próprios. Nem todos amigos compartilham os mesmos interesses. Escolha algo pelo qual ele se interesse e você não e estimule-o a se envolver nisso. Estimule as outras amizades dele.

  4. Vá atrás dos seus próprios interesses também. Deixe-o saber que você quer fazer essa atividade sozinho ou com outro amigo para aumentar seus horizontes. Encontre tempo para amigos diferentes ocasionalmente para conseguir um pouco de espaço.

  5. Estabeleça limites em conversas telefônicas. Se você passa muito tempo no telefone com o seu amigo, um bom modo de conseguir um pouco de espaço e liberá-lo da dependência que ele tem de você é diminuir esse tempo. Você não quer eliminar as conversas por telefone totalmente. Na verdade, ligue para ele. Se você começar a conversa, é mais fácil terminá-la quando quiser.

  6. Tome uma decisão difícil. Depois de tentar todas as opções acima, você deseja continuar a amizade com essa pessoa difícil ou já foi o suficiente? A reação dela sobre a limitação de tempo com você pode lhe dizer tudo o que precisa saber sobre se vale ou não a pena manter a amizade. Se ela se tornar abusiva porque você está se afastando um pouco, ou se não respeitar a sua decisão por mais espaço se intrometendo quando você pediu para ela não fazer isso, é hora de abandonar o relacionamento.

Loading...

Dicas

  • Tenha tato e entenda que você magoará os sentimentos do seu amigo grudento limitando o tempo com ele. Poupe a si mesmo da culpa que você sentirá mais tarde e não fique irritado ou aja de forma rude para afastá-lo. Entenda que um amigo grudento é inseguro.

O que você precisa

  • Paciência
  • Tato
Loading ...
Loading ...