Mais
×

Como lidar com um ataque de vertigem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Vertigem não é apenas sentir-se tonto, mas a sensação de movimento quando está parado. Um ataque de vertigem também pode causar náuseas e vômitos. As causas da vertigem podem ser problemas internos do ouvido, ferimentos na cabeça, enxaquecas, infecções virais e interações medicamentosas. A vertigem pode ser temporária ou de longo prazo, de condições mais graves. Saiba como lidar com um ataque de vertigem para ficar seguro e aliviar os sintomas.

Instruções

Lide com um ataque de vertigem

    Sintomas

  1. Sintir-se fora de equilíbrio, de repente. Este é um sintoma comum em um ataque de vertigem. Você pode sentir como se o chão estivesse se levantando e seu equilíbrio fora de sincronia. Você pode perder o equilíbrio e cair.

  2. Sentir como se o seu corpo estivesse girando, mesmo que você esteja parado. Este também é um sintoma comum de um ataque de vertigem. Isso fará com que o seu equilíbrio fique alterado e provocará dificuldade em andar com segurança.

  3. Sentir como se estivesse inclinando ou ter sensações de queda. Estes também são sintomas comuns de um ataque de vertigem. Estas sensações causarão dificuldade em andar ou ficar em pé e podem causar uma queda.

    Lidando com o ataque

  1. Mova-se lentamente se um ataque começar de repente, chegue até sofá ou na cama com segurança, enquanto o equilíbrio estiver alterado.

  2. Deite-se lentamente, mantenha a cabeça elevada, apoiando-se. Deitar tende a piorar a sensação de estar girando.

  3. Mantenha sua cabeça parada para reduzir a sensação de movimento e lidar com um ataque de vertigem.

  4. Tenha uma lata de lixo e lenços à mão, no caso de ter náuseas e vômitos.

  5. Permaneça parado na cama ou deitado no sofá até que o ataque passe e você sinta que seu equilíbrio está de volta em sincronia.

    Segurança em casa

  1. Remova os obstáculos do caminho, certifique-se que não há cabos elétricos para tropeçar, remova soleiras levantadas, pegue os tapetes e prenda-os no chão.

  2. Coloque corrimões nos corredores e escadas, se você sentir que você está perdendo seu equilíbrio, será um lugar seguro para segurar. Instale barras dentro do seu chuveiro e ao lado do vaso sanitário. Coloque tapetes antiderrapantes dentro do chuveiro.

  3. Mantenha uma lanterna e pilhas novas na sua cabeceira. Também mantenha um telefone sem fio na sua mesa de cabeceira, em caso de emergência.

  4. Instale luzes e interruptores operados remotamente, o que evitará que você precise ir até eles quando estiver tendo um ataque de vertigem.

Aviso

  • Nunca misture álcool e remédio, pois isso pode causar ou piorar a vertigem.
  • A vertigem pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, consulte o seu médico se a sua nova prescrição está causando vertigem.
  • Ligue para o 190 imediatamente se tiver qualquer perda de movimento ou função com a vertigem, pois pode ser um problema mais sério.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article