×
Loading ...

Como lidar com um cachorro que rosna para crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ouvir um cão rosnando para você pode bem ser assustador, mas ouvi-lo rosnar para o seu filho é absolutamente aterrorizante. Rosnar é a maneira que o cão tem de lhe pedir para "recuar". A chave é mostrar ao cão que você é o líder da matilha. Um cão depende de você para a sobrevivência, e não o contrário. As crianças podem não entender que elas têm que ser dominantes quando se trata de cães. Por isso, elas precisam aprender como reagir a um cão que rosna para elas, ou podem acabar sendo atacadas.

Instruções

Se seu cão está se inclinando sobre você ou colocando a pata em você, ele está exibindo domínio, e não amor (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Mantenha-se calmo. Se um cão está rosnando para o seu filho, tente descobrir a razão. Rosnar é uma forma de comunicação do cachorro. O animal pode estar sendo territorialista, por isso se afastem lentamente de frente para o cão se ele for um animal de rua. Evite contato visual.

    Loading...
  2. Diga firmemente "não" para o cão, se ele for seu. Mostre que ele não é o dominante, colocando-o em uma gaiola por um tempo. Isso ajudará seu cão a aprender que rosnar para uma criança não é certo.

  3. Treine seu cão em situações cotidianas para mostrar que você e sua família estão no comando. Rosnar pode significar que seu cão se sente dominante sobre você. Peça para seu filho passar pela porta primeiro. Faça o cão esperar, segurando-o pela coleira e, em seguida, lhe dê permissão para passar pela porta.

  4. Evite deixar o cão dormir na cama do seu filho ou em sua cama. Force o cão a dormir no chão, em sua própria cama. Se você ou a criança quiserem dormir com o cachorro, ensine-o que ele precisa de permissão para dormir na cama. Peça para seu filho dar tapinha na cama e dizer um comando como "venha aqui". Force o cão a dormir no pé da cama para mostrar quem manda.

  5. Deixe seu filho encarregado de alimentar o cão. Supervisione a criança enquanto o cão está sendo alimentado. A criança deve tirar o prato de comida e dizer "não" se o animal rosnar. Faça o cão se sentar antes de devolver a tigela. Se o cão rosnar novamente, repita o processo.

  6. Ensine a criança como um cão deve ser tratado. Explique que ela nunca deve provocar um cão, e sempre deve deixar o animal farejá-lo antes brincar com ele. Diga a criança para evitar mexer com cães de rua ou com o cão de outra pessoa que ela não conheça, a menos que tenha permissão.

Loading...

Dicas

  • Nunca mime demais um cão. Isso fará com que o animal superproteja você e rosne para outras pessoas.
  • Socialize o seu cão o máximo possível. Leve-o para parques e passeios muitas vezes para que ele se acostume a ter pessoas em volta dele.

Aviso

  • Se um cão atacar, jogue algo entre você e ele, como um livro. Não corra ou deite no chão com as mãos cobrindo a cabeça. Nunca deixe um cão sozinho com uma criança com menos de 10 anos de idade.

O que você precisa

  • Coleira
  • Cama de cahorro
  • Comida de cachorro
  • Tigela de comida de cachorro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...