Mais
×

Como lidar com cães que mordem ou rosnam por causa de comida

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando um cachorro rosna ou morde por causa de comida, isso mostra que ele tem agressividade por posse de comida. Cães que demonstram esse tipo de agressividade querem ter o controle sobre a comida e a área em torno dela. É responsabilidade do dono ensinar a ele que é a pessoa, e não o cachorro, que está no controle. Não corrigir os problemas relacionados à agressividade pode levar a problemas comportamentais mais sérios. Muitos cães que morderam pessoas exibiram esse tipo de comportamento nos primeiros estágios da vida e não foram corrigidos.

Instruções

Cães grandes e pequenos podem demonstrar sinais de agressividade por comida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Mude o horário de alimentação do cachorro. Dê a comida dele apenas quando o resto da família já tiver comido. Na natureza, o líder da matilha come primeiro. Alimentá-lo após você ter comido passa a mensagem de que as pessoas estão no comando.

  2. Dê a comida na sua mão. Isso acostumará o cachorro com a sua presença durante a hora da alimentação. Faça carinho nele enquanto come. Isso reforça a ideia de que ter pessoas em volta enquanto ele come é bom. Alimente-o na sua mão durante várias semanas, depois volte a colocar a comida no prato.

  3. Coloque guloseimas no prato do cachorro sempre que passar por ele. Após algumas semanas, o cão irá eventualmente notar a sua presença perto do prato como uma coisa boa e será menos protetor na hora de comer.

  4. Chame o cachorro para o mesmo cômodo quando for preparar a comida dele. Mande-o sentar ou ficar. Libere-o quando o prato estiver no chão. Isso mantém a pessoa no controle da hora de comer e deve ser feito todas as vezes.

  5. Contate um especialista em comportamento animal, se o cachorro continuar a demonstrar agressividade mesmo após o seu treinamento. Diga ao especialista tudo o que fez para adestrar o cão, a fim de dar uma boa ideia sobre o ambiente em que ele vive. Isso ajuda o especialista a identificar quaisquer gatilhos para esse tipo de comportamento.

Dicas

  • Se o cachorro demonstrar agressividade em relação a outros cães, mas apenas durante a hora de comer, a solução mais simples é alimentá-los separadamente.
  • Seja paciente com o cachorro. Ele pode levar algum tempo para aprender as lições que você está tentando ensinar. Ficar com raiva ou bater no cachorro apenas aumentará a agressividade dele como resposta.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article