Como lidar com um chefe autocrático

Escrito por david stewart | Traduzido por bruna cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com um chefe autocrático
Evite conflitos no local de trabalho lidando de forma inteligente com o seu chefe autocrático (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Um chefe autocrático acha que sabe tudo e ama controlar os outros. Trabalhar para alguém assim pode ser irritante e, às vezes, ameaçador. Mas, se se trata de um trabalho do qual você realmente goste e não quer abandonar, você pode usar algumas técnicas para lidar com ele. Entender a psique de seu chefe pode te ajudar a pensar como ele e planejar suas estratégias de acordo e com certa antecipação. Dessa forma, você conseguirá fazer o seu trabalho e também deixá-lo feliz.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Nunca esconda nada de seu chefe autocrático. Mantenha-o atualizado sobre tudo aquilo que diz respeito ao seu trabalho, desde uma importante decisão sobre um projeto até um problema menor, como a ausência de um empregado. Fazendo isso, você satisfará a necessidade de seu chefe em se sentir no comando de tudo a seu redor. Tal comportamento ajuda a prevenir conflitos e mantém a paz no local de trabalho.

  2. 2

    Faça de seus membros de equipe seus aliados e sirva de intermediário entre o seu chefe e sua equipe. Comunique os problemas deles à seu chefe. Chefes autocráticos geralmente tendem a evitar os aspectos pessoais do trabalho, como lidar com a triagem dos funcionários, preocupações e motivação no ambiente de trabalho. Seu chefe, muito provavelmente, não se impressionará com suas discussões sobre os problemas de seus colegas, mas essa abordagem fará com que você consiga a confiança de sua equipe e lhe dará uma boa reputação entre os outros membros.

  3. 3

    Evite seguir as instruções de seu chefe cegamente quando você sabe que são ineficientes, apenas para manter a paz com ele. Você pode preservar sua individualidade mesmo com um chefe autocrático. Porém, prepare-se com a munição necessária. Se você realmente acredita que as metas, objetivos ou projetos de seu chefe não darão certo, desenvolva uma solução alternativa. Apresente estas soluções de uma forma que explique os benefícios que seu chefe conseguirá ao seguir sua sugestão; tal procedimento deve chamar a atenção dele. Se, ainda assim, ele se recusar a ouvi-lo, espere até que os planos dele saiam errado e então, apresente sua alternativa; mas evite parecer sarcástico ou complacente quando oferecer sua solução.

  4. 4

    Determine por quanto tempo você pode tolerar seu chefe autocrático e imponha um período de tempo de acordo com isso. Concentre-se no desenvolvimento de suas habilidades na carreira durante este período para que você tenha maiores chances de conseguir outro emprego depois do limite estipulado. Por exemplo, diga que está preparado para aguentar seu chefe por mais seis meses. A psicologia por trás desta abordagem é fazer com que você foque nos aspectos positivos de seu emprego, ao invés do comportamento autocrático negativo. Lembre-se de que há, até mesmo, a chance de que seja seu chefe e não você quem vai mudar de emprego depois desses seis meses.

  5. 5

    Saiba quando impor um limite. Observe se você sente que seu autorrespeito e sua dignidade estão sendo ameaçados pelo comportamento autocrático de seu chefe; esteja alerta de qualquer mudança em sua saúde como o aumento do estresse e a falta de equilíbrio entre sua vida e o trabalho. Tome uma atitude se você chegar a esse ponto, reportando a seus superiores e, caso não tomem qualquer providência, apenas deixe seu emprego e permaneça com o seu equilíbrio mental.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível