Como lidar com um chefe difícil

Escrito por river lin | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com um chefe difícil
Lidar com um chefe difícil exige considerações cuidadosas (verifying boss image by Sergii Shalimov from Fotolia.com)

Um chefe difícil pode causa baixa auto-estima em empregados, falta de harmonia e lealdado entre a equipe e a empresa e até mesmo hábitos ruins de trabalho. Ele também pode afetar sua saúde mental e física por um período de tempo prolongado. Assim, é importante que você tome medidas assertivas para tratá-lo com atitude e um comportamento que lhe dará confiança e melhorará suas condições de trabalho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Notebook
  • Caneta ou lápis
  • Pasta de arquivos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Mude sua atitude

  1. 1

    Considere a posição, não a pessoa. Ajuste seus pensamentos e admita o fato de que você tem um chefe que faz coisas que você não pode controlar. Mantenha essa perspectiva para respeitar a posição, ainda que você não respeite a pessoa.

  2. 2

    Faça uma lista com as más condutas de seu chefe. Seja o mais claro possível. Por exemplo, em vez de escrever "mal educado", explique exatamente o que ele faz para você considerá-lo mal educado.

  3. 3

    Analise a situação. Escreva vários acontecimentos nos quais seu chefe foi especialmente difícil. Identifique o lugar, o momento, as outras pessoas presentes e afetadas e outros fatores que possam ter marcado o comportamento do chefe. Considere fontes de estresse relacionado ao trabalho nas quais você ainda não havia pensado. Talvez você queira enumerar ou escrever em parágrafos tais comportamentos. De qualquer maneira, escreva quantas descrições conseguir. Procure padrões para ajudá-lo a identificar o que impulsiona o comportamento de seu chefe.

  4. 4

    Avalie suas próprias contribuições. Veja a análise criada por você no passo anterior. Identifique seu papel em cada situação. Você reagiu a algo que seu chefe disse ou fez? Caso positivo, como aconteceu? Você ignorou ou evitou o comportamento negativo dele? Como você interagiu com os outros presentes ou envolvidos? Lembre-se que seu chefe não tem ideia de como você se sente ou dos desafios que você encara e tente ver sua lista pela perspectiva dele. Escreva seus pensamentos e ideias.

  5. 5

    Elabore uma resposta. Vasculhe suas anotações e pense o que você poderia ter feito diferente para amenizar o impacto do comportamento de seu chefe. Escreva suas ideias. Use o máximo de verbos ativos que puder.

  6. 6

    Prepare-se para o próximo encontro. Escreva as frases ou palavras-chave que você pode dizer ao chefe durante situações difíceis. Podem ser incluídas questões como: "Como você gostaria que eu melhorasse?", "Qual sua reclamação específica?". Inclua frases assertivas como: "Insultar-me não resolverá o problema" e "Eu posso trabalhar melhor se você me der mais espaço". Ensaie em sua mente várias vezes antes de realmente utilizá-las.

    Mude seu comportamento

  1. 1

    Peça conselhos ao seu chefe. Mostre apreço pelas coisas positivas que ele diz e faz.

  2. 2

    Não entre em discussões. Não importa o que seu chefe diga, não reaja emocionalmente e não gaste energia nenhuma se explicando. Simplesmente responda às perguntas e fique quieto ao ouvir insultos, a não ser para afirmar que você não os aceitará.

  3. 3

    Diga o que precisa e seja firme, mas educado. Deixe os insultos longe de você e fuja deles para focar em sua afirmação de que você não irá aceitá-los.

  4. 4

    Mantenha um arquivo de papéis. Guarde todas as conversas com seu chefe e documentos importantes em um arquivo especial. Além disso, anote todas as suas tentativas de tratar seu chefe de forma positiva e os resultados.

  5. 5

    Encontre um conselheiro. Procure outros colegas ou chefes para desabafar e peça ajuda para lidar com seu chefe. Evite sessões longas de reclamação, e concentre-se em formas construtivas de lidar com as dificuldades.

  6. 6

    Vá até o próximo na hierarquia. Fale com o chefe de seu chefe, mas apenas como um último recurso. Leve todas as suas anotações e documentos como prova de seu trabalho e de suas experiências com o chefe difícil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível