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Como lidar com um cliente reclamando de cabelo na comida

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Poucas coisas estragam uma refeição como encontrar um cabelo na comida. Esse acidente pode enojar os clientes e levá-los a questionar a qualidade do seu restaurante. Saber como lidar com esta situação é uma parte importante do gerenciamento de um bom estabelecimento.

Instruções

Nada estraga um jantar mais rápido do que encontrar um cabelo na sua comida (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Ouça a queixa do cliente, sem dizer nada. Cada pessoa reagirá a essa situação de forma diferente, mas cada cliente quer expressar sua opinião. Ouça sem interromper, o que mostrará que você está preocupado com a questão e valoriza os comentários dele.

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  2. Peça para ver o alimento de uma maneira educada. Remova a comida o mais rápido possível, mas não faça isso de uma forma acusatória. O mais importante a lembrar é que você não gostaria de um fio de cabelo na sua comida. Seja simpático.

  3. Fique do lado do cliente. Nunca discuta, mesmo se você estiver certo que nenhum cozinheiro da sua equipe permitiria que uma refeição seja preparada com um cabelo. Discutir fará parecer que há algo a esconder ou que você não valoriza a opinião do cliente.

  4. Diga ao cliente que você trará rapidamente outro prato e pergunte se pode fazer algo. Cada pessoa terá exigência diferentes para se sentir satisfeita. Algumas ficarão felizes com um pedido de desculpas e uma substituição, enquanto outras pedirão que a refeição seja gratuita.

  5. Faça tudo o que o cliente pedir, desde que seja racional. Uma refeição gratuita é uma forma barata de salvar a reputação do seu restaurante e constrói uma boa relação entre você e o cliente.

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