Como lidar com um colega de trabalho invejoso

Escrito por rebecca rogge | Traduzido por nicolas sales
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com um colega de trabalho invejoso
A inveja no local de trabalho prejudica o seu sucesso (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A inveja é uma coisa difícil de se lidar em qualquer situação. No ambiente de trabalho, onde os comportamentos invejosos de colegas de trabalho parecem prejudiciais ao seu trabalho duro e sucesso, pode ser particularmente frustante. Infelizmente, existe pouca coisa que você pode fazer para prevenir a inveja no ambiente de trabalho, mas você pode administrar suas próprias respostas e métodos para lidar com um colega de trabalho muito invejoso. Enquanto suas ações ou respostas podem variar dependendo de como a pessoa expressa a inveja, um entendimento básico da natureza humana e empatia pelas emoções que levam à inveja faz com que fique mais fácil lidar com os colegas de trabalho invejosos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Avalie sua responsabilidade. Antes de poder julgar ou recusar a inveja de alguém, é importante ter certeza de que suas ações não têm dado combustível às atitudes da pessoa. Obviamente você não irá querer parar de fazer as coisas direito para evitar a inveja de um colega de trabalho. Entretanto, certifique-se de que você não esteve se vangloriando por causa de um aumento ou uma promoção, começou a ignorar o colega de trabalho com quem era amigo antes, ou tirou vantagem de alguém para alcançar seu sucesso.

  2. 2

    Não leve para o lado pessoal. Enquanto colegas de trabalho invejosos podem demonstrar seu sentimentos usando métodos pessoais -- te excluindo dos encontros de almoço do escritório, te depreciando na frente do chefe, ou espalhando coisas ruins sobre você para o resto do escritório -- não se sinta culpado pelo comportamento inadequado deles. Lembre-se de que as ações deles são de escolha própria, e não se fique emocionalmente abalado pelas reações dessas pessoas.

  3. 3

    Jogue em equipe. Ainda que você não precise compartilhar toda a glória do trabalho com seus colegas, trabalho colaborativo e compartilhamento generoso dos créditos ajudará bastante em evitar com que eles fiquem com rancor de você. Não seja a pessoa que tem que fazer tudo sozinho, para ganhar amizade com o chefe. Considere as recomendações de outros e seja rápido em apontar onde conseguiu ajuda.

  4. 4

    Previna-se contra fofocas. Se um colega de trabalho invejoso está falando mal de você para todos, desde o rapaz das correspondências até o chefe, pode ser uma tentativa de começar uma briga de difamações entre vocês. Isso é raramente efetivo, e irá fazer com que você pareça igualmente invejoso, prematuro e não profissional aos olhos do chefe. Continue alegre e positivo e limite suas confidências sobre como a pessoa invejosa está fazendo você se sentir.

  5. 5

    Documente as atitudes negativas, mas não responda. Se o seu colega de trabalho invejoso te mandar um e-mail não profissional, salve-o. Se ele tentar sabotar seus esforços em um projeto, guarde a evidência. Ter essas coisas em mãos pode protegê-lo se a inveja subir ao ponto de você precisar de uma intervenção superior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível