Mais
×

Como lidar com o comportamento grosseiro de um colega de trabalho

Atualizada March 18, 2017

A maioria das pessoas em algum momento experimentou o estresse de lidar com um colega de trabalho particularmente grosseiro. Colegas de trabalho difíceis podem fazer com que a ida ao trabalho todos os dias se torne uma situação frustrante e desgastante. Se você estiver em uma posição em que tem de lidar com um colega de trabalho grosseiro que está tendo um efeito negativo sobre seu trabalho, é essencial que você tome o controle da situação para que ele não impessa sua produtividade no trabalho.

Instruções

Não deixe um colega grosseiro estragar sua experiência profissional (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Olhe profundamente para si mesmo. Antes de saltar para a conclusão de que o seu colega de trabalho é o problema, analise seu próprio comportamento. Considere o que você pode estar fazendo isso errado. Por exemplo, seu colega de trabalho é grosso com você, porque você está sempre atrasado e forçando-o a cobrir para você todas as manhãs? Talvez ele seja rude com você por causa de sua falta de consideração. Sempre identifique inicialmente o que você possa estar fazendo para contribuir para uma situação preocupante.

  2. Evite levar a grosseria para o lado pessoal. Perceba que o comportamento rude nem sempre é pessoal. Se seu colega de trabalho é arrogante e grosso com você na conversa, minimize-a. Selecione cuidadosamente suas batalhas e não deixe que a atitude de alguém estrague seu dia ou seu trabalho. Se seu colega de trabalho é simplesmente uma pessoa ranzinza, deixe-o em paz. Não tem nada a ver com você enquanto pessoa. Mantenha uma distância segura desse colega, a menos que seja absolutamente necessário se aproximar dele.

  3. Fale com alguém em quem você confia. Tente obter uma análise clara de uma pessoa de confiança em sua vida, seja um outro empregado, um amigo ou o cônjuge. Explique sua situação com seu colega de trabalho para ganhar perspectiva sobre o que fazer. Se você quiser ter uma visão imparcial do que está errado e de quem está certo, conversar com outra pessoa pode ser eficaz.

  4. Comunique-se com seu colega de trabalho. Se a grosseria de alguém verdadeiramente a afeta seu trabalho, não apenas sente e deixe passar. Em vez disso, aproxime-se de seu colega de uma forma que não seja confrontadora ou ameaçadora. Evite se mostrar superior de início. Você não quer correr o risco de aumentar a tensão entre vocês dois. Se possível, lide com o problema a sós. Converse com seu colega de trabalho, sem apontar a culpa dele, sobre o que ele está fazendo e como isso o incomoda. Pergunte a ele se há algo que você possa fazer para ajudá-lo e se há alguma coisa que você faça que o incomoda. Tente trabalhar junto dele, como uma equipe, para resolver o problema. Evite apontar o dedo e sempre mantenha a calma, a paciência e a racionalidade.

  5. Trate seu colega gentilmente. Uma dica para lidar com um colega de trabalho grosseiro é simplesmente ser tão agradável quanto possível. Quanto mais gentil você for com alguém, mais difícil é para essa pessoa tratá-lo mal. Evite se igualar ao comportamento desagradável de seu colega de trabalho e sempre se comporte de maneira cortês e educada.

Dicas

  • Pense em maneiras de lidar com o aborrecimento de um colega de trabalho. Por exemplo, ouça uma música relaxante, com seus fones de ouvido. Dê um breve passeio fora do escritório para pensar e tomar um ar fresco.
  • Se a sua situação for realmente fora de mão e você não souber o que fazer, fale em particular com seu supervisor ou com o departamento de recursos humanos da sua empresa para ser aconselhado.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article