Como lidar com críticas injustas no local de trabalho

Escrito por gilbert manda | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
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Como lidar com críticas injustas no local de trabalho
Você tem que reagir com calma às críticas injustas no trabalho (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

A forma como você responderá às críticas injustas de seu chefe ou colegas de trabalho poderá piorar ou melhorar as coisas. Por isso, é preciso ter cuidado antes de reagir. Afinal de contas, você não é o primeiro a ser submetido a esse tipo de crítica. A não ser que seja claramente pura maldade, as críticas podem surgir de um mal-entendido e serem facilmente resolvidas. A responsabilidade de tornar as coisas melhores para você e as pessoas que estão lhe criticando é toda sua.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Mantenha a calma ao ser criticado por seu superior ou colega. Argumentar ou reagir com raiva só piorará a situação. Você correrá o risco de justificar essas críticas ao responder irracionalmente. Repita o argumento de volta à pessoa para garantir que vocês entenderam qual é o problema e que a situação não se transforme em um conflito de personalidade. Não se prolongue para não parecer estar confrontando-o. Por exemplo, se você estiver sendo criticado por suas vendas fracas, não acuse-o de estar conspirando para fazê-lo ser demitido, pois isso fará você parecer defensivo.

  2. 2

    Explique seu ponto de vista sobre o assunto para que quem lhe critica possa analisar a questão a partir do seu ângulo. Retire-se educadamente caso a pessoa diga que você compreende a preocupação dela, mas que você deveria pensar mais sobre o assunto. Não importa como se sinta, é melhor não demonstrar raiva ou vergonha ao se retirar, o que você deve fazer é pensar e desenvolver uma resposta melhor.

  3. 3

    Observe quem é a pessoa que está fazendo a crítica antes de respondê-la. De acordo com o site Mindtools, caso seja um colega conhecido por ser truculento, você pode ignorá-lo completamente. Afinal de contas, todo mundo o conhece. No entanto, se a opinião dessa pessoa tiver algum peso dentro da organização, você deverá marcar uma reunião para resolver as diferenças. Tente resolver o problema amigavelmente e coloque os interesses da empresa na frente dos sentimentos pessoais.

  4. 4

    Fale com seus superiores caso a reunião não tenha sido produtiva e você esteja convencido de que a pessoa está errada. Explique a situação. Ao invés de exagerar ou enganar omitindo algo, relate ambos os lados do argumento com precisão. Exagerar ou enganar só acabará com sua credibilidade.

  5. 5

    Marque uma reunião caso a pessoa seja seu superior. Seja gentil mesmo que ele esteja errado. Tente fazê-lo entender como você vê essa questão. Se não conseguir resolver o problema, marque uma reunião com alguém acima de seu superior e lhe explique os pontos de ambas as partes. Estar calmo e racional é a melhor maneira de derrotar críticas injustas.

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