Mais
×

Como lidar com a disciplina em uma sala de aula da pré-escola

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A disciplina em uma sala de aula da pré-escola pode ser um desafio até mesmo para o professor mais paciente. Na idade pré-escolar, vários alunos ainda estão aprendendo sobre o certo e o errado, o que significa que uma criança geralmente não sabe que o que está fazendo é errado. A melhor maneira de lidar com a disciplina na pré-escola é explicar regras e consequências, e destacá-las consistentemente. À medida que os estudantes se acostumam às regras, você terá cada vez menos problemas de disciplina.

Instruções

Sala de aula da pré-escola (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Use livros, fantoches e um jogo de encenação para ensinar às crianças qual o comportamento adequado. Alunos muito jovens precisam aprender sobre as regras a seguir. Use-os com recursos que ilustram o que é "bom" e o que é "ruim". Um livro que aborde o tema pode ser uma maneira divertida que lhe ajuda a explicar quais suas expectativas sobre comportamento.

  2. Determine penalidades padronizadas para quem não respeitar as regras. Os alunos devem compreender o que vai acontecer quando não seguirem as recomendações. Você pode colocá-los no canto da sala ou de castigo. Pode também retirar alguns privilégios deles ou outras recompensas. Seja o que for que você ache mais apropriado para sua situação, seja consistente. Use as mesmas penalidades para todos os alunos todas as vezes que alguém não respeitar a regra.

  3. Dê aos estudantes uma advertência quando um comportamento começar a cruzar a linha. Já que alunos muito jovens nem sempre distinguem o certo do errado, isso ajuda a lembrar a uma criança que esteja prestes a quebrar uma regra que o que está fazendo não é apropriado. Isso dará ao pequeno a oportunidade de ajustar seu comportamento antes de receber a penalidade.

  4. Mantenha sempre os pais a par do comportamento do filho. Os pais devem ser capazes de lhe dizer se há problemas em casa que estejam causando problemas de comportamento na sala da pré-escola. Entretanto, você também precisa dizer aos pais quando seus filhos se comportam bem.

  5. Ofereça recompensas aos alunos que se comportam bem. O reforço positivo geralmente funciona melhor que criticar um mau comportamento. Antes da aula começar, estabeleça um sistema de recompensas -- como dar um adesivo todo dia aos alunos que são "bons" -- para encorajar o bom comportamento. Às vezes, o pior castigo é simplesmente não ganhar o prêmio que outros alunos receberam.

Dicas

  • Se você ensina em uma sala de aula da pré-escola com alunos com necessidades especiais, pode usar imagens para ilustrar o comportamento adequado e inadequado. Quando o aluno começar a se comportar mal, mostre uma imagem do que ele ou ela está fazendo. Isso ajuda a garantir que os alunos compreendem porque você está chateado.

Aviso

  • Evite gritar, já que isso dá aos alunos a atenção negativa que eles podem estar querendo.

O que você precisa

  • Livros
  • Fantoches
  • Prêmios
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article