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Como lidar com a dislexia no trabalho

Atualizado em 20 julho, 2017

Quando as pessoas pensam em dislexia, muitas vezes eles imaginam crianças e adultos que são analfabetos funcionais. No entanto, existem muitos disléxicos que frequentaram a faculdade e trabalham. Às vezes, eles podem ficar muito frustrados se sua condição afetar o trabalho. Há algumas coisas que você pode fazer. Leia mais para aprender como lidar com a dislexia no trabalho.

Instruções

Os disléxicos são pessoas capazes e criativas com apenas algumas dificuldades a mais (Todd Warnock/Digital Vision/Getty Images)
  1. Vá devagar. Sim, você não quer ser conhecido como o "lento", mas gaste um pouco mais de tempo com a papelada. Erros de digitação fazem seu trabalho parecer desleixado e pouco profissional. Se fizer introdução de dados, você será o culpado por um erro ou vai acabar gastando mais tempo corrigindo-o. Evite fazer trabalho em dobro. Diminua a velocidade e seja mais cuidadoso.

  2. Organize-se. Em primeiro lugar, use pastas arrumadas por cores. Disléxicos são conhecidos por serem desorganizados. Ao utilizar o sistema de código de cores, e mantê-lo, conseguirá ser mais organizado e produtivo. Use uma agenda ou uma lista de afazeres religiosamente. Seu coração pode querer ser espontâneo, mas isso é ruim para você. Um dos possíveis efeitos da dislexia é a falta de foco. Isso afeta sua memória de curto prazo, organização e gestão de tempo. Listas parecem ser sufocantes, mas realmente podem ajudar.

  3. Não tenha vergonha de usar um assistente de leitura. Use o filtro de brilho na tela do computador. Use pastas coloridas para ajudá-lo a ler papelada (reduz o contraste do papel branco na impressão em preto.) Veja quais cores são melhores. Se puder ajustar as cores do computador para torná-lo mais legível, faça as alterações. Às vezes, use uma caneta de luz, régua ou um marca-página para ajudá-lo na leitura.

  4. A verificação ortográfica é sua amiga. Nenhuma verificação ortográfica é perfeita, e ainda será necessário revisar cuidadosamente e editar cada item. Se usar o Outlook como seu organizador de e-mail, coloque a configuração que automaticamente faz a verificação ortográfica antes de enviar. Se puder escolher o seu navegador de internet, escolha algo que tenha a verificação ortográfica instalada. Desta forma, se estiver preenchendo um formulário online, ou se usando um programa de mensagens, a ortografia será verificada. Se você usa alguma rede social, essa ferramenta é altamente recomendada. Navegadores, como o Flock, impedem que blogueiros e pessoas de negócios cometam erros embaraçosos.

  5. Seja confiante. Isso é muito difícil, e você terá dias bons e dias em que dizer palavras como sinônimos será um problema. Saiba quais são os seus efeitos primários e como compensar isso. Nunca deixe que sua dificuldade de aprendizagem tire-o do jogo. Aproveite os dias bons e tente não deixar que os dias ruins desanimem você.

O que você precisa

  • Pastas coloridas
  • Tempo
  • Confiança
  • Planejador, notebook ou agenda eletrônica
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