on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como lidar com um esposo narcisista

Atualizado em 23 março, 2017

Um narcisista é alguém que se ama tanto que isso pode ser classificado como auto-obsessão. Ele não tem empatia ou se importa com os sentimentos dos outros. Em casos extremos, isso pode se transformar em transtorno de personalidade narcisista (NPD, "narcissistic personality disorder"), que é um problema mental sério que precisa de tratamento. Se você é casado com um narcisista, sabe o quão frustrante essa situação pode ser — porém, existem meios de lidar com esse tipo de personalidade.

Instruções

Aprenda a lidar com um narcisista (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Identifique o problema. Um narcisista se preocupa muito consigo mesmo. Ele põe suas necessidades na frente daquelas de sua família e de entes queridos em todas as situações. Ele é arrogante e pensa que é melhor que todos a sua volta, incluindo seu esposo.

    Loading...
  2. Entre no estado mental certo. Não espere que seu esposo pare de ser narcisista instantaneamente e exiba empatia por você e pelos outros. Isso requer terapia.

  3. Entenda que, por baixo da arrogância, está uma pessoa assustada e confusa. Reconheça que a atitude arrogante e superficial é apenas uma fachada para os problemas mais profundos da pessoa. Tenha pena dela, porém não a confronte sem a ajuda de um terapeuta profissional.

  4. Evite argumentar ou entrar nas ilusões do narcisista. Não reforce as crenças dessa pessoa. Não apoie a perspectiva falha dele concordando com tudo, pois isso apenas estimulará e aumentará a psicose. Tente evitar discussões e manter um entendimento privado do que realmente está acontecendo.

  5. Evite cair na armadilha de admiração excessiva pelo esposo. Narcisistas acham que devem ser constantemente inundados por elogios e consideração enquanto rebaixam os outros.

  6. Reconheça quando seu esposo tentar culpar você por algo que não é culpa sua — isso é comum entre narcisistas. Evite internalizar e aceitar a culpa (isso é chamado "introjeção").

  7. Saia da situação se ela se tornar física, mental ou emocionalmente abusiva. Narcisistas tendem a apelar a esse tipo de comportamento para ter poder inquestionável sobre um esposo.

  8. Procure terapia para ajudar tanto você quanto seu esposo narcisista a reconhecerem os problemas e a tomarem passos sérios para consertar o casamento. Visite um terapeuta especializado em NPD.

Loading...

Aviso

  • Não chame seu esposo de narcisista na frente dele. Isso apenas criará mais hostilidade e fará com que seja extremamente difícil se comunicar com ele de forma eficiente. Deixe esse diagnóstico e discussão para um terapeuta profissional.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...