Mais
×

Como lidar com favoritismo no ambiente de trabalho

Atualizado em 17 abril, 2017

Independentemente de quantas horas você trabalhe e mesmo que os outros não notem, você vê. Seu chefe tem um funcionário favorito e não é você. Seu colega de trabalho não precisa trabalhar tanto quanto você, sempre conversa sobre assuntos importantes com o patrão e só recebe elogios, que deveriam ser seus. Quando há favoritismo no local de trabalho, um supervisor tem um ou mais funcionários preferidos. O favoritismo não afeta apenas o seu local de trabalho. Na verdade, 92% dos executivos seniores que responderam a uma pesquisa realizada em 2011 alegaram ter visto favoritismo nas decisões de promoção. No entanto, você não tem que aceitar essa situação.

Instruções

Não deixe o colega de trabalho "favorito" saber que você está irritado com a situação (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Continue fazendo o seu trabalho, mesmo que sinta vontade de se dedicar menos. Você não quer dar a seu chefe um motivo para demiti-lo. Além disso, competências relacionadas com o trabalho, o desempenho geral e potencial de liderança costumam ser alguns dos critérios para promoções. Portanto, não arruíne suas chances de evoluir ou de receber um melhor salário, principalmente se o seu chefe não for responsável por decidir quem será promovido.

  2. Não entre em uma competição contra o empregado favorito. Você pode colocar esforço extra no seu trabalho, mas porque quer, não porque está competindo contra alguém. Isso não mudará a cabeça do seu chefe.

  3. Avalie o nível de favoritismo e como ele está afetando a possibilidade de você ser promovido. Além disso, fale com outros colegas de trabalho para ver se você está tirando conclusões precipitadas sobre o favoritismo ou se ele realmente existe.

  4. Decida se deseja mudar de emprego. Você deve refletir sobre a gravidade do favoritismo no seu ambiente de trabalho. Por exemplo, você trabalha há anos em uma mesma empresa e já viu seu chefe escolher diversos funcionários preferidos. Esse funcionário nunca é você. Nesse caso, pode ser a hora de procurar emprego em outro lugar.

Dicas

  • Não deixe que o favoritismo lhe transforme em uma pessoa passivo-agressiva, ou com atitudes ruins só porque você se sente incapaz de resolver a situação.
  • Se você gosta do seu trabalho, da empresa e dos seus colegas, o fato do seu chefe ter favoritos pode não ser o bastante para se demitir.

Aviso

  • Você pode discutir o favoritismo com o seu chefe ou com o supervisor dele, mas isso pode causar retaliações.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article