×
Loading ...

Como lidar com pessoas que fazem jogos mentais com você

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os relacionamentos humanos podem ser muito desafiadores. As pessoas frequentemente querem coisas diferentes umas das outras e podem entrar tanto em relacionamentos profissionais quanto pessoais com expectativas diferentes. Algumas pessoas complicam essas questões ao ter segundas intenções e ao dizer uma coisa, mas fazer outra. Esses chamados "jogos mentais" são frustrantes e podem ser desafiadores para se lidar. É necessário disciplina para não permitir que esse tipo de pessoa afete negativamente a sua vida.

Instruções

Às vezes os relacionamentos podem parecer um jogo de xadrez (chess image by Vasiliy Koval from Fotolia.com)
  1. Identifique os objetivos da outra pessoa. Isso pode ser desafiador, mas se houver um colega de trabalho que é amigável com você pessoalmente, mas fale de você pelas costas, ele pode estar tentando conseguir uma promoção ou parecer mais agradável para os outros funcionários. Um namorado que desapareça de repente pode ter se interessado apenas por uma relação física. Se conseguir determinar o que a outra pessoa quer, é mais fácil decidir seu curso de ação.

    Loading...
  2. Previna uma reação. Algumas pessoas manipulam as outras para ter a satisfação de obter uma reação forte delas. Ao não fornecer uma reação visível de raiva ou frustração, a diversão do "jogo" pode se perder e a pessoa vai tentar atingir alvos mais fáceis.

  3. Questione a pessoa diretamente. Em um tom calmo e profissional, pergunte por que ela age dessa forma. Evite uma conversa emocional (mesmo que seja seu parceiro romântico), mantenha a discussão intelectual e veja se a outra pessoa consegue fornecer qualquer introspecção ou respostas honestas.

  4. Limite seu contato. Se alguém continuar tentando manipulá-lo, corte o acesso dela a você o máximo possível. Em um ambiente profissional, esteja perto dela apenas quando você precisar trabalhar com ela. Corte amizades ou relacionamentos românticos se você achar que a outra pessoa está brincando com você. O estresse aliviado a longo prazo valerá a dor emocional temporária que pode resultar disso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...