Como lidar com feridas na boca causadas pela quimioterapia

Escrito por s.f. heron | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As aftas são uns dos piores efeitos colaterais da quimioterapia. Alguns não têm nada, enquanto outros sofrem durante todo o tratamento. As feridas geralmente se formam nos lábios, gengivas, parte interna das bochechas, língua, abaixo dela e céu da boca. São dolorosas e podem afetar sua alimentação, capacidade de engolir e fala.

O tratamento adequado é extremamente importante, pois pacientes em quimioterapia são suscetíveis a infecções. Já que o tratamento ataca tanto as células cancerígenas, quanto as saudáveis, a boca, com seu equilíbrio bacterial delicado, acaba sendo afetada. Essas aftas podem sangrar e ulcerar, causando bastante dor.

Existem muitas coisas que um paciente pode fazer para diminuir o desconforto. Assim como qualquer outro efeito colateral, você precisa avisar ao médico. Seu oncologista é sua melhor fonte de informação para todos os aspectos do tratamento, inclusive lidar com os efeitos colaterais.

Estes passos são medidas para ajudar a aliviar a dor das feridas na boca. Cada paciente é diferente, então o que funciona para um, pode não funcionar em outro. Tenha disciplina com o cuidado bucal e, com sorte, a dor diminuirá.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bicarbonato de sódio
  • Sal
  • Escova de dentes macia
  • Creme dental médio

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como lidar com as feridas

  1. 1

    Consulte seu médico antes de começar a quimioterapia. Fale sobre possíveis efeitos colaterais. Muitos recomendam uma limpeza geral com o dentista e higiene bucal meticulosa. Se sua boca está em perfeitas condições, sem desequilíbrios químicos ou bacteriais, você tem menos chance de desenvolver aftas.

    Se já começou o tratamento e está tendo feridas, fale com o oncologista. Ele geralmente é quem sabe mais sobre os efeitos colaterais. Ele pode recomendar algum enxaguante bucal específico para ajudar a aliviar a dor e curar os machucados. Uma combinação de enxaguante bucal com boa higiene bucal é o que melhor funciona.

  2. 2

    Coma alimentos leves. O tratamento maltrata seu corpo e uma dieta adequada é muito importante. Evite alimentos duros, salgados ou ácidos, ou muito fortes. Fique longe de frutas cítricas. Evite cafeína. Alimentos quentes ou frios podem aumentar o desconforto. Não diminua sua ingestão calórica, mas tente suplementar a dieta com comidas que não machuquem a boca. Experimente iogurte, massa e queijo, e comidas com molhos e temperos leves. Se tiver problemas ao comer, fale com o médico imediatamente.

  3. 3

    Tenha higiene bucal meticulosa. Escove os dentes após cada refeição e antes de dormir, mas com cuidado. Você pode usar escovas muito macias (podem ser as recomendadas para bebês). Escolha uma pasta de dente média, como as disponíveis para pessoas com afta. O tratamento quebra o equilíbrio químico e bacteriano da boca, assim a limpeza adequada é muito importante para manter esse equilíbrio. Não use enxaguantes bucais com álcool.

  4. 4

    Beba 2 litros de água por dia. Muitos pacientes reclamam da boca seca. Combata isso bebendo água. Também faça bochechos com água fresca antes e depois de cada refeição.

  5. 5

    Use bicarbonato de sódio. Coloque uma colher de chá em um copo com água e bocheche por 30 segundos antes de uma refeição. Às vezes essa mistura ajuda a anestesiar as feridas o suficiente para poder comer.

  6. 6

    Use água com sal. Coloque uma pequena quantidade de sal comum no copo com água. Essa mistura é bastante semelhante aos fluidos de limpeza naturais da boca.

  7. 7

    Considere seu conforto. Se dói para beber, tente um canudinho. Coma comidas mais macias ao invés daquele sanduíche bem recheado que você quer. Corte a comida em pequenos pedaços para facilitar a mastigação. As feridas são provavelmente temporárias e desaparecerão assim que terminar o tratamento quimioterápico. Deixe essas comidas crocantes para comemoração quando terminá-lo.

  8. 8

    Chupe cubos de gelo durante o tratamento. Isso molha a boca e diminui a incidência de feridas. Fale com o médico antes.

  9. 9

    Tente colocar mel nas feridas. Por algum motivo misterioso, o mel tem um grande valor medicinal. Muitos pacientes viram que colocar mel nas aftas ajuda a aliviar a dor e curá-las mais rápido. Fale com o médico antes de tentar isso.

  10. 10

    Converse com o médico sobre suplementos de vitaminas, como lisina. Os cientistas estão estudando seus efeitos em aftas. A lisina é um aminoácido essencial não produzido pelo corpo, ela precisa ser ingerida de alimentos. Alguns oncologistas recomendam estes suplementos aos pacientes antes de iniciar o tratamento. Novamente, verifique com seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível