Mais
×

Como lidar com a inveja entre irmãos adultos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A inveja entre irmãos é um conflito normal dentro da dinâmica familiar. Até irmãos adultos vão encontrar situações onde eles sentem como se sua contraparte tenha algo para ter inveja. Embora venham dos mesmos pais e sejam criados juntos, eles tiveram experiências diferentes durante o crescimento. Sendo assim, irmãos -- até mesmo gêmeos -- têm seus próprios relacionamentos com seus pais, outros membros da família, amigos da família, vizinhos e os membros da comunidade. O ciúmes entre irmãos adultos, no entanto, pode levar a brigas familiares e distanciamentos se os conflitos não forem resolvidos.

Instruções

Ajude suas filhas adultas a se darem bem superando seus sentimentos de inveja (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escute os pontos de vista de cada uma falando com uma de cada vez. Se você for o pai ou o companheiro de uma delas, peça a uma ou a ambas uma explicação sobre o que elas sentem inveja. Saber da história inteira pode lhe ajudar a pensar em formas de como lidar ou resolver a situação.

  2. Evite tomar lados, mantenha-se neutro. Isso apenas irá causar que a irmã que você não apoiar se sinta ressentida com você e com a outra irmã. Vai parecer que a outra irmã "ganhou", e isso apenas piora a situação. Ao invés disso, diga a elas que você entende os lados de cada uma.

  3. Tente ser o mais justo possível para prevenir futuros sentimentos de inveja. Se você sabe que as irmãs sentirão inveja dos presentes que ganham no aniversário, por exemplo, dê a elas o mesmo presente, o mesmo "tipo" de presente ou um presente de valor igual. Evite dar motivos para elas sentirem inveja uma da outra.

  4. Dê a elas motivos para superarem seus sentimentos de inveja. Lembre-as porque elas não precisam se sentir assim. Foque nas qualidades de cada uma e tente redirecioná-las de seus sentimentos. A inveja é um sentimento de falta de algo ou insuficiência dentro de um indivíduo, mas essa sensação pode ser superada quando você ajudar a construir a auto-estima da pessoa.

  5. Fale sobre quaisquer falhas de comunicação que possam ter aparecido entre as duas. Se uma delas compreendeu você mal ou falou algo errado, resolva os problemas para resolver a inveja. Faça com que elas saibam que você não quis que algo soasse de tal forma. Esperançosamente, isso aliviará os sentimentos de inveja.

  6. Lembre-as que a vida é muito curta para gastar tempo precioso sentindo inveja. A inveja é um traço de personalidade não atraente, e ao invés de se preocupar com esses sentimentos, elas devem se focar em reforçar seus laços e seu relacionamento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article